Devido aos temporais, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
⚡O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, nessa quinta-feira (17), de perigo potencial sobre o registro de chuvas intensas e tempestades para todo o estado de Mato Grosso, até o domingo (20). De acordo com o instituto, o estado mato-grossense deve registrar chuvas entre 20 e 30 milímetros por dia, com ventos intensos que podem a chegar até 60 quilômetros por hora.
💡Devido aos temporais, o Inmet informou que há risco de corte de energia elétrica, além da queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
📍Segundo a concessionária de energia que atende a população mato-grossense, as áreas mais afetadas tendem a ser os municípios de Tangará da Serra, Sinop e região metropolitana. Por isso, a empresa disse que “está tomando medidas preventivas e orientando os clientes durante o período de instabilidade climática”.
🌧️Mesmo que alguns municípios do estado não registrem chuva, a tempestade prevista para percorrer as regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul, já se apresentou em algumas áreas do país. Um exemplo disso é o município de Sapezal, a 473 km de Cuiabá, que, nesta sexta-feira (18), choveu 21 milímetros e registrou um temporal com ventania de mais de 100 quilômetros por hora.
🌪️O relatório do Inmet apontou que a região noroeste de Mato Grosso teve formação de nuvens muito carregadas. Nesta sexta, a umidade relativa do ar variou entre 60 e 95% por causa do princípio de tempestade.
☔Como se proteger em tempestades
- Não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, pelo risco de queda e descargas elétricas;
- Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
- Evitar locais abertos como campos de futebol por causa do risco de raios;
- Não estacionar automóveis próximos a torres de transmissão;
- Desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades;
- Não tomar banho em rios, lagoas ou cachoeiras durante temporais intensos;
- Nunca tocar em fios e cabos partidos.