Avaliação faz parte da campanha de balneabilidade, que verifica a qualidade da água dos rios para recreação primária.
Quatro praias do Alto Paraguai localizadas nos municípios de Diamantino e Nova Marilândia, a 209 km e 261 km de Cuiabá, respectivamente, foram consideradas impróprias para banho após análise da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). O resultado da pesquisa foi divulgado neste sábado (28).
Em Diamantino, foram analisadas as seguintes praias:
- Ribeirão Vermelho;
- Frei Manoel;
- Areial.
Já em Nova Marilândia foi estudada:
- A praia dos Cachorros
Segundo a Sema, nenhuma das águas das praias citadas acima é segura para banho.
As análises foram solicitadas pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai Superior (CBH) e realizadas em parceria com a Sema. As amostras foram coletadas pelo CBH e analisadas pela equipe técnica do Laboratório de Monitoramento da Água e do Ar.
De acordo com a Secretaria, a avaliação faz parte da campanha de balneabilidade, que verifica a qualidade da água dos rios para recreação primária, definida pelo contato direto e prolongado com a água, classificando as praias como próprias ou impróprias.
Outros locais impróprios para banho em MT
Ainda neste mês, a Sema classificou outras praias impróprias para banho. Dessa vez, foram analisadas as águas do Médio Teles Pires e três foram classificadas como não permitidas para banho. São elas:
- Rios Braço Sul, em Guarantã do Norte;
- Rio do Meio, em Colíder;
- Cachoeira do Onze, em Peixoto de Azevedo.
De acordo com a Sema, as três praias estavam com os níveis da bactéria Escherichia coli acima do limite legal. A classificação segue as normas da Resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente.
Campanha de Balneabilidade
A campanha de balneabilidade verifica a qualidade da água dos rios para recreação, classificando as praias como próprias ou impróprias.
Em agosto, um estudo foi realizado em 20 praias do estado, e sete foram classificadas como impróprias para banho. Entre elas, estava o Balneário Estivado, no Rio Estivado, em Nobres, a 151 km de Cuiabá. No entanto, após uma nova análise em setembro, a Sema constatou melhoras nas condições de banho e classificou o balneário como próprio, no nível satisfatório.