31 C
Cuiabá
sexta-feira, novembro 15, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAdolescente reage a abordagem e é detido ao buscar celular negociado pela...

Adolescente reage a abordagem e é detido ao buscar celular negociado pela internet em frente ao MP de MT

Um adolescente, de 17 anos, reagiu a uma abordagem e foi detido ao buscar um celular negociado pela internet em frente ao Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, nessa quinta-feira (23). Uma pessoa que estava no local gravou a ação dos agentes.

A coordenação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do MPMT informou, em nota, que a abordagem aos adolescentes ocorreu dentro da normalidade e que a voz de prisão foi dada em razão da resistência e desacato de um deles aos agentes de segurança. (veja a íntegra abaixo)

As imagens mostram o momento em que os agentes tentam imobilizar o adolescente. No vídeo, é possível escutar ele falando: “me solta, não estou fazendo nada”, “não estou agredindo ninguém, me solta”, “ele vai ficar preso comigo, ele me enforcou”.

De acordo com o boletim de ocorrência, um agente de segurança do MP fazia rondas pela entrada do órgão, quando viu dois jovens em uma moto entrando rapidamente no estacionamento, em uma “atitude suspeita”.

O agente do GSI se aproximou e perguntou o que eles iriam fazer no local. O adolescente contou que iria comprar um celular e, em seguida, o segurança pediu os documentos pessoais dos dois, que informaram que não tinham nenhuma documentação.

Com isso, o agente pediu que eles aguardassem no local que outros policiais do GSI chegariam para fazer uma checagem. Segundo o boletim, nesse momento, o adolescente teria se exaltado e disse que sairia do local de qualquer forma.

Foi ordenado para que o menino e o colega descessem da moto e que aguardassem, porém, conforme o boletim, eles teriam desobedecido, tentado ligar a moto e xingaram o policial. Nesse momento, o agente segurou o suspeito, que passou a reagir.

O segurança deu voz de prisão ao adolescente e tentou contê-lo. O menino foi encaminhado para a Central de Flagrantes por causas da resistência da abordagem. O colega que estava na garupa foi liberado. Já a moto ficou estacionada no local para que um motorista habilitado fosse buscá-la.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sem ser habilitado é infração gravíssima, passível de multa de R$ 880,41 e retenção do veículo. Na lei, o ato de permitir ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada configura crime de trânsito. A pena varia de seis meses a um ano de detenção ou multa.

O Código de Trânsito também diz que menor a partir dos 16 anos tem permissão apenas para pilotar motos de até 50 cilindradas.

Veja a nota do Ministério Público na íntegra:

A coordenação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso informou que a abordagem inicial aos suspeitos ocorreu dentro da normalidade e que a voz de prisão foi dada em razão da resistência e desacato de um deles aos agentes de segurança.

Explicou que o Serviço de Monitoramento Externo, realizado diariamente em frente à sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, detectou movimentação suspeita nos últimos dois dias e que no início da noite desta quinta-feira (23), duas pessoas pararam em uma motocicleta na lateral do prédio e ficaram por alguns instantes observando.

Ao serem questionados pelos seguranças sobre o que desejavam, um deles disse que iria comprar um celular e que estava aguardando o vendedor, mas que não sabia o nome dele. O segurança solicitou os documentos dos dois e eles disseram que não possuíam nenhuma documentação, então foram informados que deveriam aguardar para checagem.

Nesse momento, segundo o GSI, um dos jovens se exaltou e disse que iria sair do local de qualquer forma. Além de não acatar a ordem do policial, consta no boletim de ocorrência que um dos suspeitos desacatou o agente de segurança, momento em que foi dada a voz de prisão e o jovem encaminhado para a Central de Flagrantes para as providências cabíveis.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img