Por dentro é parecida com o cacau, mas por fora é do tamanho de uma bola de futebol, essas são as principais características da abricó-de-macaco, que, apesar da aparência excêntrica e saborosa não é uma fruta comestível.
O Sebastião Ribeiro tem uma árvore da fruta no quintal da casa dele, em Nova Xavantina, a 649 km de Cuiabá ele disse que esperou mais de um ano para que as frutas nascessem.
“As frutas saem da madeira com o cacho de flor. Quando elas estão maduras ficam do tamanho de uma bola de futebol. No ano passado só deu uma aí eu esperei quase um ano para a próxima leva. Neste ano já deu cerca 40 frutas”, disse.
Segundo a professora e pesquisadora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Célia Regina Araújo Soares a fruta tem um cheiro muito forte de manganês – metal cinza que não ocorre na forma pura – e é uma espécie de família da castanha e, por isso, não ser ingerida.
Célia disse que a florada ocorre de outubro a dezembro e os frutos são bem pesados. Ao contrário da flor, o fruto é mal cheiroso durante o apodrecimento. A árvore pode atingir 15 metros de altura e espécie é comum em toda a região amazônica e pode ser encontrada na Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela e Guianas.
Ministério da Saúde revela que, em 2023, o Estado teve 14,34 casos da doença para…
A Aliança Global de combate à fome e o financiamento de nações ricas a ações…
O economista Thomas Coutrot afirma que proposta de escala 4x3 tem grande aceitação pública, mas…
O cianeto, composto químico para o refino de minério, é usado no garimpo ilegal em…
O Dia do Rio Paraguai nasceu da luta dos comitês populares, até se transformar em…
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer,…