Novo prefeito tomou posse nesta quarta-feira (1°).
O novo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), recebeu, nesta quarta-feira (1°), a faixa municipal, durante uma solenidade, no Teatro Zulmira Canavarros, na capital, pelas mãos do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
Durante a cerimônia de entrega, Emanuel colocou a faixa sobre o pescoço de Abilio e, em seguida, eles se cumprimentaram com um aperto de mãos.
Nesta tarde, Abilio tomou posse e, durante o discurso, já mandou um recado para os vereadores de oposição para que se atentem aos problemas da cidade, como da saúde, por exemplo.
Na cerimônia, ele destacou que os parlamentares que fazem oposição ao seu governo deveriam voltar a atenção para os problemas estruturais que Cuiabá enfrenta, como a precariedade na infraestrutura nas escolas e as dificuldades enfrentadas por quem depende das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Quem é Abilio Brunini
Abilio Jacques Brunini Moumer nasceu em Cuiabá e é formado em arquitetura e urbanismo. Em 2016, foi eleito vereador de Cuiabá, pelo Partido Social Cristão (PSC) e em 2020, disputou a prefeitura de Cuiabá, pelo Podemos, vencendo o 1º turno.
Ele vereador por quatro anos, até ter o mandato cassado pela Câmara por quebra de decoro parlamentar, em 2020. Na época, um relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) constatou que Abilio respondia a 17 boletins de ocorrência. Durante esse período, ele foi autuado por coação de servidores, invasão de privacidade, desacato e gravação ilegal.
No 2º turno foi derrotado por Emanuel Pinheiro (MDB), que foi reeleito com 51,17% dos votos válidos.
Já em 2022, foi eleito deputado federal. Ele é casado com a empresária e designer de interiores Samantha Iris e pai de dois filhos. Abilio é membro da comissão de saúde e agora foi eleito à Prefeitura de Cuiabá pelo próximos quatro anos, a partir de 2025.
Abilio tem 40 anos, é casado e declara ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tem patrimônio de R$ 81.800.
A vice-prefeita, coronel Vânia (NOVO), também tomou posse durante a cerimônia. Aos 44 anos, ela tem experiência na Polícia Militar e declarou ao TSE um patrimônio de R$ 1.667.862,86.