Ainda restam 16 nomes a serem divulgados para compor as 20 secretarias da Prefeitura de Cuiabá.
Abilio Brunini (PL) anunciou nesse sábado (2) mais um dos nomes que irão compor o novo secretariado durante o seu mandato, em Cuiabá. Ao todo, quatro nomes já foram confirmados. (Confira lista)
- Secretaria Municipal de Saúde – Lúcia Helena Barboza Sampaio
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – Nivaldo de Almeida Carvalho
- Secretaria Municipal de Planejamento Urbano – José Afonso Botura Portocarrero
- Secretaria Municipal de Comunicação – Ana Karla Costa
O primeiro nome divulgado foi o de Lucia, que é médica pediatra e ex-presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM).
Já Nivaldo é economista, ex-diretor do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e já atuou como conselheiro fiscal na Federação da Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT).
Portocarrero é ex-conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e atuou como professor no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Seu adjunto está definido e será o professor da UFMT, Valdir Piazza Topanotti.
O último nome divulgado foi o de Ana, que é jornalista e tem experiência com assessoria política. Junto com ela, o também jornalista Max Aguiar, irá atuar como secretário adjunto.
Ainda restam 16 nomes a serem divulgados para compor as 20 secretarias da Prefeitura de Cuiabá.
Prefeito eleito
Abilio Brunini, do PL, foi eleito prefeito de Cuiabá (MT) para os próximos quatro anos com 171.324 votos, 53,80% dos votos válidos, conforme os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Abilio, que tem como vice a tenente-coronel da Polícia Militar Vânia Rosa (Novo), também se candidatou à prefeitura de Cuiabá em 2020, mas foi derrotado. Em 2022, ele foi eleito deputado federal, e ficou conhecido por protagonizar confusões durante a CPI do 8 de janeiro na Câmara.
Em junho de 2023, ele fez uma série de interrupções durante uma sessão em que outros parlamentares falavam sobre o episódio em que uma bomba foi colocada em um caminhão na entrada do Aeroporto de Brasília, às vésperas da posse do presidente Lula.
Na ocasião, o presidente da Comissão, Arthur Maia (União Brasil-BA), ameaçou levar o nome do deputado ao Conselho de Ética.
No mês seguinte, o parlamentar bolsonarista foi acusado por opositores de transfobia contra a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), durante outra sessão da CPI dos Atos Golpistas. O caso foi encaminhado para investigação.
Propostas de governo
Durante a campanha, Abilio fez promessas em diversas áreas, entre elas estão:
- Saúde: Criação de Vilas de Saúde em cada distrito sanitário da capital;
- Educação: Expansão da educação infantil e a implementação do Método Montessori;
- Transporte: Faixa azul exclusiva para motos e criação de paradas para embarque e desembarque de passageiros por APP;
- Segurança: Parceria com a Polícia Militar e Guarda Municipal para fortalecer a segurança nas escolas.