Por: Virginia Mendes
Temos um compromisso com o futuro de Mato Grosso. O 15 de novembro é, para todos nós, uma data de grande importância, não apenas pela sua relevância histórica, mas também pelo simbolismo de renovação e transformação que carrega. Há 135 anos, o Brasil se despedia da monarquia e abraçava o regime republicano, mudando o rumo de nossa nação.
Essa mudança representou a busca por um novo modelo de governança, um sistema que, ao longo do tempo, tem sido marcado pela luta pela democracia, pelos direitos humanos e pelo fortalecimento das instituições sociais.
Como primeira-dama de Mato Grosso, me sinto profundamente conectada a essa data, não apenas pela carga histórica que ela carrega, mas também porque, como mulher, entendo a importância de continuarmos promovendo as pautas que buscam garantir direitos e oportunidades para todos, principalmente os grupos mais vulneráveis.
A Proclamação da República não apenas transformou o Brasil politicamente, mas também nos impulsionou a pensar em um país mais justo, mais igualitário e mais inclusivo.
Em Mato Grosso, tenho o privilégio de, ao lado do governador Mauro Mendes, trabalhar em iniciativas que buscam elevar o estado a novos patamares, com foco na justiça social e na inclusão. A luta em defesa das mulheres, dos indígenas, das crianças e dos idosos é uma prioridade constante em nosso trabalho.
Com o programa SER Família, estamos levando as pessoas à superação, à esperança e ao respeito. Através de ações de apoio e políticas públicas, buscamos garantir que todos esses grupos sejam respeitados, ouvidos e tratados com a dignidade que merecem.
Virginia Mendes é economista, primeira-dama do Estado e voluntária nas ações de Governo.