Imagens registradas por moradores e autoridades de cada região mostram ruas inundadas, carros atolados, árvores caídas e famílias sendo resgatadas.
Subiu para 14 o número de municípios que declararam situação de emergência em decorrência das chuvas, em Mato Grosso. Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, entrou para a lista após um decreto publicado nesta segunda-feira (20), que alega que o município está sofrendo com casas e prédios públicos alagados, queda de pontes e dificuldade de acesso a áreas rurais e cidades vizinhas.
Vídeos registrados por moradores e autoridades de cada região mostram os estragos causados pela chuva no estado. Nas imagens é possível ver ruas inundadas, carros atolados, árvores caídas e famílias sendo resgatadas.
O município de Paranatinga foi um dos mais devastados pelos temporais. A cidade ficou inundada após o Rio Paranatinga e o Rio Xavantino transbordarem, na última sexta-feira (17). De acordo com o Corpo de Bombeiros, um acumulado de 135mm de chuva em 24 horas deixou cinco bairros alagados. Ao todo, 71 famílias ficaram desabrigadas.
As fortes chuvas também causaram alagamentos e enchentes nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, a 361 km e 383 km de Cuiabá respectivamente. As cidades são separadas apenas por uma distância de cerca de 10 km.
Em Salto do Céu, moradores foram surpreendidos por uma cabeça d’água na cachoeira central da cidade. Já em Rio Branco, uma ponte desmoronou, transbordando com o volume da água.
⚠️Veja municípios de MT que declararam situação de emergência:
- Vila Rica
- Nova Brasilândia
- Itaúba
- Arenápolis
- Água Boa
- Chapada dos Guimarães
- Luciara
- Alto Paraguai
- Nova Nazaré
- Cuiabá
- Paranatinga
- Salto do Céu
- Rio Branco
- Confresa