As visitas e passeios agendados por agências estão suspensos desde quarta-feira (15).
Um temporal que atingiu Nobres, a 151 km de Cuiabá, deixou o Balneário Estivado submerso nesta sexta-feira (17). A área é um dos principais pontos turísticos da cidade e está localizado no Rio Estivado, no distrito de Bom Jardim. Veja o antes e depois do local no vídeo acima.
As visitas e passeios agendados por agências estão suspensos desde quarta-feira (15).
A administradora do local há 23 anos, Shirley Estivado, contou que se surpreendeu com a enchente. Segundo ela, é normal o nível do rio subir a cada 10 anos, mas neste ano aconteceu de forma repentina.
Ela explicou que estava em outra cidade e que assim que soube das chuvas e do aumento do nível da água, dispensou os funcionários do local.
“O sentimento é de grande tristeza e impotência ao mesmo tempo. Afinal, a natureza é algo incontrolável ao homem. [Estamos] apenas esperando baixar o rio para iniciarmos a limpeza, e colocar em funcionamento para começar a fazer as reformas necessárias, pois nosso bar cedeu e terá que ter reforma geral”, contou.
Shirley relatou que perdeu alguns móveis e eletrodomésticos que estavam no local, mas ainda tenta salvar parte dos itens que permanecem no balneário.
“Vi que estava subindo o rio com uma velocidade acima do normal, consegui pessoas para ajudar e começamos a mudar os freezer de lugar, porém na madrugada subiu muito e não tivemos como salvá-los infelizmente”, relatou.
Segundo o guia de turismo, Wellington Fernandes a região recebia muitos visitantes e não acontecia uma enchentes como essa desde 2017. Apesar dos rastros de destruição, ele acredita que o cenário pode mudar em poucos dias.
“Nasci e cresci aqui, mas desde 2017 não dava uma enchente assim, geralmente daqui 2 a 3 dias, quando baixar a água, ela volta a ficar limpa e normal”, contou.
Chuvas intensas em MT
Chuvas intensas estão atingindo Mato Grosso nas últimas semanas e têm causado estragos pelo estado.
As chuvas causaram alagamentos e enchentes nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, a 361 km e 383 km de Cuiabá respectivamente. As duas cidades são próximas, separadas por uma distância de cerca de 10 km.
Em Salto do Céu, um temporal causou o desmoronamento de uma ponte sobre o Rio Branco, que transbordou com o volume da água. Já a Prefeitura de Rio Branco decretou situação de emergência e calamidade pública por conta das chuvas. O decreto vale por 180 dias e autoriza ações emergenciais para atender a população.
*Sob supervisão de Kessillen Lopes