As inscrições para o Sisu acontece entre os dias 17 e 21 de janeiro, com base nas notas do Enem 2024.
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou, nesta quarta-feira (3), que serão ofertadas 4.959 vagas para 98 cursos de graduação presencial disponíveis nos câmpus de Cuiabá, Sinop, Pontal do Araguaia e Várzea Grande, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Segundo a universidade, serão disponibilizadas:
- 2.433 vagas para ampla concorrência;
- 2.516 pela lei de cotas;
- 10 vagas para candidatos surdos no curso de Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras).
As inscrições para o Sisu acontece entre os dias 17 e 21 de janeiro, com base nas notas do Enem 2024, que devem ser divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), na próxima segunda-feira (13).
O resultado do processo está previsto para ser divulgado no dia 26 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso da universidade. Já o início do primeiro dia letivo acontece em 2 de junho para todos os câmpus do estado.
Recentemente o MEC excluiu uma medida que oferecia 15% de bonificação na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para candidatos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou privadas de Mato Grosso.
Como me inscrevo?
Para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2025, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo, tenha feito o Enem edição de 2024 e não tenha zerado a prova de redação.
Segundo o MEC, os estudantes que tenham participado do Enem 2024 na condição de treineiro, ou seja, quem participou do exame para fins de autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio, não poderam participar da seleção.
Por meio dessa etapa, os candidatos poderão usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 para concorrer, em universidades públicas, a cursos cujas aulas começarão tanto no primeiro quanto no segundo semestre (entenda mais aqui sobre o processo e cronograma).
➡️Qual o cronograma?
- Inscrições: de 17 a 21 de janeiro de 2025
- Resultados da 1ª chamada: 26 de janeiro de 2025
- Matrículas: 27 a 31 de janeiro de 2025
- Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 26 de janeiro e 31 de janeiro de 2025
Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade
Atenção: mesmo os candidatos que forem aprovados para o 2º semestre deverão seguir o calendário acima, ou seja, fazer a matrícula em janeiro.