Situação foi causada por um fenômeno conhecido como cabeça d’água, que ocorre quando há um aumento súbito e perigoso do volume de água nos rios.
Um boi foi arrastado por uma correnteza e despencou de uma cachoeira no município de Salto do Céu, a 383 km de Cuiabá, no último fim de semana. O caso ocorreu após o registro de chuvas intensas que elevaram o nível dos rios da região.
O vídeo, que circula nas redes sociais, mostra o animal tentando se equilibrar à beira de um precipício, lutando contra a força da correnteza. Em seguida, o boi perde o controle e é levado pela água, caindo no “poço” da cachoeira.
VIDEO:
Segundo a Defesa Civil de Mato Grosso, a situação foi causada por um fenômeno conhecido como cabeça d’água, que ocorre quando há um aumento súbito e perigoso do volume de água nos rios, causado por chuvas em trechos mais altos ou distantes do curso. Em Salto do Céu e Nova Nazaré, a 800 km de Cuiabá, foram registrados entre 30 e 40 milímetros de chuva no fim de semana.
A Defesa Civil alertou que a cabeça d’água pode ser extremamente perigosa, pois o aumento do fluxo de água pode acontecer mesmo sem chuva no local da cachoeira. O fenômeno é rápido, imprevisível e representa riscos tanto para animais quanto para pessoas que frequentam esses locais (veja abaixo alguns cuidados para se ter durante o período de chuvas).
Até o momento, não há informações sobre o dono do boi ou o estado de saúde do animal após a queda.
Cuidados para se ter durante períodos chuvosos:
- Evitar visitar cachoeiras e rios durante ou logo após chuvas intensas;
- Prestar atenção ao nível e à cor da água, que podem indicar aumento do fluxo;
- Seguir sempre as orientações de órgãos de segurança e Defesa Civil.
As autoridades reforçam a necessidade de atenção redobrada no período chuvoso em Mato Grosso, especialmente em regiões de cachoeiras e rios, onde os riscos são maiores.