26 C
Cuiabá
terça-feira, dezembro 3, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioLifestyleAGRO.MTCaso raro: ovelha dá à luz carneiros quadrigêmeos em MT

Caso raro: ovelha dá à luz carneiros quadrigêmeos em MT

Uma ovelha deu à luz quatro filhotes de carneiros ao mesmo tempo em uma propriedade rural, localizada em Sinop, a 503 km de Cuiabá. O caso é considerado raro, pois o mais comum para a espécie destes pequenos ruminantes é que nasça apenas um filhote por vez.

O dono da propriedade rural, Sidney Flack, contou que cria carneiros sem fins comerciais há mais de cinco anos em uma fazenda que fica a 37 km de Sinop. Segundo ele, a fêmea é da raça Santa Inês e o macho é da raça Dorper.

VIDEO:

“Eu nunca tinha visto isso e amigos que criam carneiros há mais tempo disseram que a femêa parir até 3, tudo bem, mas 4 filhotes é muito raro”, contou.

Segundo Sidney, antes desse macho chegar na propriedade era incomum ter um parto com mais de um filhote, mas, depois da chegada dele, esses casos raros se tornaram “comuns” para ele.

Um fato curioso é que a mãe que é de cor preta deu à luz dois filhotes brancos e dois filhotes pretos, mas rejeitou os de cor branca no início da amamentação, então, por isso, Sidney precisou dar leite de vaca na mamadeira para os pequenos.

O dono da propriedade diz que cria carneiros há mais de cinco anos, mas isso nunca tinha acontecido antes — Foto: TV Centro América
O dono da propriedade diz que cria carneiros há mais de cinco anos, mas isso nunca tinha acontecido antes — Foto: TV Centro América

De acordo com o médico veterinário, Bruno Leonardo Medonça Ribeiro, o comum para pequenos ruminantes é que nasça apenas um filhote, mas com o passar dos anos, os partos múltiplos se tornaram cada vez mais frequentes, pois a genética e a nutrição animal influencia na gravidez desses animais.

“A genética do reprodutor e da fêmea são fundamentais para que esses casos aconteçam. Além disso, um bom aporte nutricional influencia para que ocorra essa superovulação e parto múltiplos. É uma coisa rara mesmo”, explicou.

Sobre a amamentação, o veterinário alertou que, por causa dessa rejeição da mãe pelos filhotes, os produtores precisarão ter mais atenção ao fornecer alimento aos filhotes.

“Não há explicação cientíifica para essa rejeição, mas oriento que ele [Sidney] tenha uma atenção maior em todos os quatro filhotes, pois eles vão precisar receber um cuidado especial”, contou.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img