24 C
Cuiabá
quinta-feira, novembro 14, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioVIDEOVARIEDADEPesquisadora lança livro paradidático que homenageia 10 mulheres históricas de MT

Pesquisadora lança livro paradidático que homenageia 10 mulheres históricas de MT

Tereza de Benguela, Zulmira Canavarros, Mãe Bonifácia e Dunga Rodrigues estão entre as dez figuras femininas registradas no livro “Mulheres de Mato Grosso”, escrito pela pesquisadora Bruna Myrtes Baldo, a ser lançado no Dia Nacional do Livro, no próximo dia 29 de outubro (terça-feira), às 10h30, na unidade de ensino onde atua como coordenadora pedagógica: Escola Estadual Salim Felício, no bairro Real Parque, em Cuiabá.

A obra é paradidática e conta com uma curta biografia de cada homenageada e ilustrações das personagens elaboradas pela própria autora. O material é resultante da dissertação de mestrado profissional em Ensino de História, de Bruna Baldo, intitulada “Mulheres de Mato Grosso: A utilização de biografias femininas no ensino de História”. O texto é leve e simples, com linguagem pensada para os anos finais do Ensino Fundamental e acessível a todas as idades.

“O principal objetivo da obra é trazer visibilidade às mulheres que sempre estiveram presentes em todos os momentos da História, mas que durante grande parte do tempo foram silenciadas ou ficaram ausentes de narrativas, enquanto as figuras masculinas, geralmente em papeis de poder e a partir de representações heroicas, são exaustivamente reconhecidas pela historiografia oficial”, contextualiza a autora, na apresentação do livro.

Para imprimir o manuscrito, Bruna Baldo recebeu apoio da Assembleia Social (Superintendência de Integração, Cidadania e Cultura da ALMT). “Nossa trajetória é de reconhecer e valorizar as mulheres mato-grossenses, porque sabemos da luta cotidiana de cada uma delas. E Bruna registrou nomes fundamentais para nossa História, dentre as quais a nossa já homenageada Zulmira Canavarros. Ela nos apresentou o material, que ficou lindo, e tivemos a honra de viabilizar a materialização da obra”, comenta a superintendente Dani Paula Oliveira.

A distribuição do livro será gratuita e a data escolhida marca o Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro em razão da fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, em 1810.

A participação do lançamento é aberta ao público. A Escola Estadual Salim Felício fica localizada na Avenida das Flores, 373, bairro Real Parque, em Cuiabá).

Mais informações, pelo telefone da Assembleia Social (65 3313-6994) ou diretamente com a autora Bruna Baldo (65 98108-2336).

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img