Inmet emitiu um alerta vermelho para baixa umidade em 80 cidades do estado.
🥵🌡️ Por dois dias consecutivos, Cuiabá bateu um novo recorde de calor. Nesse domingo (8), a capital registrou 42,8°C e foi novamente a mais quente do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O último registro de dia mais quente do ano foi feito no sábado (7), com 42,6°C. (Veja lista completa de cidades abaixo)
- Cuiabá (MT) 42.8°C
- Aquidauana (MS) 41. 6°C
- Porto Murtinho (MS) 41.5 °C
- Nhumirim (MS) 41.4 °C
- Corumbá (MS) 41.0 °C
- Diamantino (MT) 41.0 °C
- Coxim (MS) 40.9 °C
- Rosário Oeste (MT) 40.9°C
- Miranda(MS) 40.7 °C
- Porto Nacional (TO) 40.6 °C
Por conta da previsão, o Inmet emitiu um alerta vermelho, nesta segunda-feira (9), para baixa umidade em 80 cidades do estado, com umidade relativa do ar abaixo de 12%, grande risco de incêndios florestais e à saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para a saúde humana é que a umidade fique entre 60% e 70%.
🚩 A recomendação é manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, dar preferência a ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas.
Previsão de calor para setembro
Com uma primeira semana de setembro marcada por mais uma onda de calor, a previsão indica que o mês deve ser de tempo muito seco em boa parte do país e temperaturas acima da média.
Veja a expectativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês:
Chuvas
Para o mês de setembro a média é de 49 milímetros, mas segundo a previsão as precipitações serão abaixo da média.
Na quarta-feira (11) e sábado (14), existe 1% de chance de chuva. Já a partir de domingo (15), as chances começam a subir para 2% e somente no dia 17 de setembro vai para 4%. No dia 22 vai para 6% de chance de chuva.