Meteorologista explicou que a ausência de chuvas ocorre devido as massas quentes, que causaram irregularidades na transição entre a estação chuvosa para a estação seca.
Quatorze municípios de Mato Grosso estão sob decretos de situação de emergência por seca severa ou estiagem. A informação foi confirmada nesta terça-feira (27), pela Defesa Civil Estadual.
Confira municípios:
- Feliz Natal (estiagem);
- Arenápolis (seca);
- Barão de Melgaço (seca);
- Poconé (seca);
- Santa Cruz do Xingu (seca);
- Cáceres (seca e estiagem);
- Glória D’Oeste (seca);
- Nossa Senhora do Livramento (seca);
- Apiacás (seca);
- Juscimeira (estiagem);
- Água Boa (estiagem);
- Nova Bandeirantes (seca);
- São José dos Quatro Marcos (seca);
- Chapada dos Guimarães (seca).
O motivo para a ausência de chuva, segundo o meteorologista da Climatempo, Guilherme Alves Borges, ocorre devido as massas quentes, que causaram irregularidades na transição entre a estação chuvosa para a estação seca.
Guilherme explicou que a atuação do Fenômeno El Niño e as altas temperaturas no Oceano Atlântico são fatores responsáveis por intensificar a presença dessas massas quentes.
Ele afirmou que a maioria dos municípios do estado estão há mais de 100 dias sem chuvas significativas.
Cânion do Jatobá
Cânion costuma reunir entre sete a oito mil pessoas por temporada
Na última semana, o Cânion do Jatobá, um dos pontos turísticos mais procurados em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, chamou atenção após secar por completo. Apesar do ocorrido, o município não decretou situação de emergência.
De acordo com a guia de turismo, Luana Samaia Neves de Souza, é comum que a atração seque durante a época de escassez de chuva, no entanto, neste ano, o desaparecimento da água no local ocorreu mais cedo do que o esperado.