As três temperaturas mais altas do Brasil foram registradas em Mato Grosso, nessa quinta-feira (15).
A capital mato-grossense registrou 41°C, nesta quinta-feira (15), e estabeleceu um novo recorde de calor para 2024. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as três temperaturas mais altas do Brasil foram registradas em Mato Grosso, sendo Cuiabá em primeiro, seguido de Diamantino alcançando 39,5°C e Rosário Oeste, com 39,1°C (confira lista completa abaixo).
- Cuiabá (MT) 41°C
- Diamantin (MT) 39,5°C
- Rosário Oeste (MT) 39,1°C
- Santo Antônio do Leverger (MT) 39°C
- Rondonópolis (MT) 39°C
- São José do Rio Claro (MT) 39°C
- Coxim (MS) 38,6°C
- Nhumirim (MS) 38,5°C
- Salto do Céu (MT) 38,5°C
- Guarantã do Norte (MT) 38,4°C
Ainda conforme o levantamento do Inmet, das 10 cidades mais quentes do Brasil nessa quinta, oito são de Mato Grosso. Já as outras duas estão localizadas em Mato Grosso do Sul.
Para esta sexta-feira (16), Cuiabá terá mais um dia de calor, podendo chegar a 40°C.
O Inmet emitiu um alerta de grande perigo devido à baixa umidade, que deve ficar em 10%, ainda nesta sexta. O comunicado abrange cinco municípios, sendo que três deles ficam em Mato Grosso. (veja a lista abaixo)
- Cuiabá
- Cáceres
- Rondonópolis
- Jataí (GO)
- Três lagoas (MS)
Onda de calor
Uma nova onda de calor está prevista para se intensificar nos próximos dias, elevando as temperaturas em todo o Centro-Sul do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais da metade das capitais brasileiras devem registrar máximas acima de 30°C neste fim de semana.
Uma massa de ar quente e seco se estabilizou na região central, trazendo de volta o calor após um início de semana marcado por recordes de frio em algumas capitais. O fenômeno é semelhante às ondas de calor anteriores, com o sistema intensificando a circulação de ventos quentes no interior do país e bloqueando o avanço de frentes frias.