26 C
Cuiabá
sábado, novembro 16, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioLifestyleAGRO.MTMPF investiga se agrotóxicos utilizados por gigante do agro estão afetando saúde...

MPF investiga se agrotóxicos utilizados por gigante do agro estão afetando saúde indígena

Justiça de Campo Novo do Parecis havia comunicado sobre os possíveis efeitos na população

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento administrativo para monitorar a renovação da Licença de Operação (LO) da empresa Bom Futuro Agrícola Ltda., em resposta a preocupações sobre os impactos do uso extensivo de agrotóxicos na saúde da população da Terra Indígena (TI) Tirecatinga, habitada pelo povo Nambikwara, localizada em Sapezal, a aproximadamente 300 km de Cuiabá.

A procuradora da República Vanessa Cristhina Marconi Zago Ribeiro Scarmagnani formalizou a decisão em 26 de julho de 2024, fundamentando-se em um comunicado da Vara do Trabalho de Campo Novo do Parecis. O comunicado destacava a necessidade de investigação sobre possíveis efeitos adversos na saúde da população local devido ao uso intensivo de agrotóxicos pela Bom Futuro Agrícola.

O procedimento administrativo, com validade de um ano, tem como objetivo assegurar que a renovação da Licença de Operação da empresa leve em consideração os impactos potenciais à saúde dos habitantes da TI Tirecatinga.

O foco é assegurar que a renovação da licença inclua um Termo de Referência do Componente Indígena, o qual deve avaliar como as atividades da Bom Futuro podem afetar a saúde dos moradores da terra indígena.

A portaria é respaldada pelos artigos da Constituição Federal e pela Lei Complementar nº 75/93, refletindo o compromisso do MPF com a defesa dos direitos e interesses das comunidades indígenas e demais grupos tradicionais. A TI Tirecatinga abrange 131 mil hectares e é um território dos Nambikwara.

OUTRO LADO 

A reportagem procurou a Bom Futuro, mas não obteve resposta até a publicação da matéria. O espaço segue aberto.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img