No total, 30 participantes, entre supervisores e visitantes, participam da capacitação com o tema “Guia para Visita Domiciliar do Programa Criança Feliz”
A Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc) promove, até sexta-feira (02.08), capacitação do programa Criança Feliz para 30 supervisores e visitadores de 14 municípios de Mato Grosso. O curso, que teve início na segunda-feira (29.07), tem como tema um “Guia para Visita Domiciliar do Programa Criança Feliz”.
Participam do treinamento servidores de Acorizal, Arenápolis, Barra do Bugres, Confresa, Denise, Sapezal, Jauru, Nova Mutum, Poconé, Porto Alegre do Norte, Sinop, Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste e Terra Nova do Norte.
O programa Criança Feliz é uma ação do Governo Federal que tem como finalidade o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. A Setasc, como coordenadora do programa em Mato Grosso, deve capacitar os municípios para realizarem as visitas domiciliares, a fim de realizarem o acompanhamento dessas crianças.
Para a coordenadora do Criança Feliz, Marielza Miranda, instruir os novos servidores é parte primordial e fundamental para obter êxito no programa.
“O objetivo da capacitação é justamente capacitar esses profissionais para realizarem atendimentos de qualidade para as famílias lá no município em que atuam. Estamos a semana toda apresentando a metodologia da visita domiciliar do programa Criança Feliz, com a intenção de que esses profissionais consigam levar as atividades de estímulo e também promover a intersetorialidade junto a essas famílias e o Cras”, afirmou.
A técnica de referência dos programas Socioassistenciais da Setasc Eliana Teixeira reforçou que a ação possibilita novos métodos de execução e implementação do programa.
“Essa capacitação é fundamental. A observação, cuidado e orientação às famílias da criança, desde a gestação até o seu desenvolvimento dentro da família e no ambiente escolar, é muito importante. Para mim, enquanto assistente social, é descobrir novos horizontes, outros momentos e formas de atender a população e a comunidade que tanto precisa”, ressaltou Eliana.
O programa Criança Feliz garante orientação e implementação de ações direcionadas para a realização de visitas às famílias.
Para a supervisora do programa no município de Porto Alegre do Norte (1022 km de Cuiabá), Franciane da Costa, a qualificação garante mais eficiência nos trabalhos dos servidores relacionados ao programa.
“A capacitação tem sido um divisor de águas, porque tem sido uma metodologia que traz crescimento e eu tenho certeza que irei voltar com experiências para minha equipe, que é composta por 3 visitadoras e eu, de supervisora. Iremos realizar os nossos trabalhos com mais excelência”, afirmou.
A presença de gestores técnicos do interior é uma integração importante para o processo de excelência do programa. Segundo a assistente social de Jauru (405 km da Capital) Uyara Leal, essa capacitação é imprescindível, especialmente para esses servidores lotados em municípios do interior.
“Todos os trabalhos voltados para a educação permanente dos técnicos da assistência social são excelentes, sempre solicitamos apoio técnico da Setasc relacionados ao programa. Nosso programa passou por algumas situações de mudanças de visitadores e supervisores, e esse apoio é fundamental para o reordenamento dessa nova roupagem que temos. Acho muito importante as equipes gestoras participarem dessas atividades, porque ela conhece como funciona, como faz para executar as ações do programa Criança Feliz”, completou Uyara.
A qualificação do programa Criança Feliz permite a implementação de um sistema de atendimento e aprendizado homogêneo para todas as partes do Estado.
“A capacitação é importante para estarmos por dentro do trabalho que é feito e o que é o Criança Feliz, trazendo juntamente o conhecimento e a importância da criança e do seu desenvolvimento. E esse conhecimento servirá de base para levarmos adiante para executar em nosso município”, concluiu Jéssica Paes, visitadora do programa em Nova Mutum (241 km de Cuiabá).
Programa Criança Feliz
O programa Criança Feliz tem caráter intersetorial, ou seja, envolve várias políticas públicas, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Sendo assim, o Criança Feliz agrega as políticas de assistência social, educação, cultura, saúde, direitos humanos, entre outras, tendo sua coordenação na Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, do Ministério da Cidadania.
Como a visita domiciliar é uma estratégia fundamental do programa Criança Feliz, o conhecimento dos profissionais que atuarão no atendimento às famílias sobre a oferta de políticas e serviços da rede nos campos da assistência social, saúde, cultura, educação e direitos humanos, existentes nos seus municípios, possibilitará o suporte adequado às demandas identificadas.
O programa Criança Feliz tem como público-alvo:
- Gestantes e crianças de 0 a 36 meses e suas famílias inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico;
- Crianças de 37 a 72 meses e suas famílias beneficiárias do BPC1;
- Crianças de até 72 meses afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Com supervisão de Layse Ávila*