A primeira-dama de MT, Virginia Mendes, reconhecida como Madrinha Nacional do Parajiu-jitsu, está a um passo da conquista do selo mundial inclusivo, conforme anunciado pelo presidente da Federação Brasileira de Jiu-jitsu Paradesportivo (FBJJP), Elcirley Silva, nas competições do Grand Slam, sediado no Rio de Janeiro entre os dias 19 e 21 de julho.
“Mato Grosso já é um estado grandioso no Agro, e agora nós temos a presença da primeira-dama de MT abrindo as portas da inclusão no estado e também para o Brasil. Isso é fantástico e motivador. Nossa madrinha está a um passo do selo mundial da inclusão”, ressaltou Elcirley Silva.
Rodrigo Valerio, diretor de operações da Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro, afirmou que a presença da primeira-dama Virginia Mendes no esporte pode atrair competições para Mato Grosso. Vale destacar que o Parajiu-jitsu foi desenvolvido em Abu Dhabi.
“O Parajiu-jitsu é o Jiu-jitsu para todos. Aqui, eles competem de igual para igual; é muito difícil ver um esporte, como o tênis, com alguma limitação física. Esse esporte permite que eles lutem na mesma divisão ou na divisão do Parajiu-jitsu. E, tendo alguém do nível da primeira-dama de MT, Virginia Mendes, apoiando o esporte, as chances de ampliar o alcance, fortalecer a parceria e levar eventos para Mato Grosso são ainda maiores”, explicou Rodrigo Valério.
O diretor institucional da FASPAR, Raphael Jandre Emilião, uma organização não governamental que tem como missão promover a inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade, destacou a influência da primeira-dama Virginia Mendes na categoria.
“Participar de um evento como esse, de projeção internacional, mostra que estamos trabalhando em um caminho consolidado nas Paraolímpiadas. Ter a oportunidade de contar com o apoio da primeira-dama de MT, com essa aproximação com o Rio de Janeiro e com outros estados, é muito importante”, ratificou.