Considerado como símbolo da flora e fauna do Pantanal, o tuiuiú sempre faz seus ninhos em árvores de ipê-roxo e sempre retorna ao mesmo ninho para procriar.
O guia de turismo e fotógrafo Erisvaldo Guilhermino de Almeida flagrou o momento em que uma ave da espécie tuiuiú alimenta com peixes três filhotes no ninho. O ato é comum da espécie, mas raro de ser registrado. (assista abaixo)
O registro foi feito no km 65 da rodovia Transpantaneira, na região de Poconé, a 104 km de Cuiabá, na quinta-feira (11).
VIDEO:
“Fiquei em uma torre de observação por cerca de 1h30 esperando essa cena. Essas aves, geralmente, fazem os ninhos sempre longe e em lugares de difícil acesso”, diz.
Considerado como símbolo da flora e fauna do Pantanal, o tuiuiú sempre faz seus ninhos em árvores de ipê-roxo e retorna ao mesmo ninho para procriar. Segundo o guia de turismo, o ninho que aparece no vídeo tem mais de 20 anos e abriga a mesma família de tuiuiús há gerações.
🌳A piúva: O nome quer dizer “árvore cascuda”. A espécie é uma das mais altas árvores do Pantanal, com sua copa aberta, adequada para pouso e decolagens do tuiuiú, que a prefere para fazer ninhos.
Sobre o tuiuiú
O tuiuiú (Jabiru mycteria) com pernas longas, bico comprido, cabeça preta, corpo branco e uma faixa vermelha no pescoço. A ave é uma cegonha encontrada desde o sul do México até o norte da Argentina, onde 50% da população está no Brasil, principalmente na planície pantaneira.
A lei 5950/1992 definiu o tuiuiú como o símbolo do Pantanal. A medida defende a conscientização da população sobre a necessidade de preservação das espécies existentes no bioma. A ave pode chegar a 1,60 metro de altura e 3 metros de envergadura, além de pesar até 8 kg.