A família começou a perceber a presença do animal à noite, mas que só viram o felino no telhado pela manhã.
🐈🏠 Uma jaguatirica foi vista em cima do telhado de uma casa em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, nessa segunda-feira (1º). Imagens feitas por uma moradora mostram o animal em cima de uma das vigas que sustenta a estrutura. (Veja abaixo)
VIDEO:
Gabriela Mildeberg, de 18 anos, contou que a família começou a perceber a presença do animal à noite, mas que só viram o felino no telhado pela manhã.
“Ficamos ouvindo os cachorros latirem a noite toda e minha mãe ouviu até uns arranhões na parede do quarto. De manhã, minha mãe foi procurar alguma coisa, passou por baixo dela e na hora que voltou e olhou pra cima, viu a jaguatirica e gritou ‘Tem um filhote de onça aqui!’, lembra.
Ainda de acordo com a moradora, a família chamou a polícia ambiental para o resgate mas o animal pulou do telhado e fugindo para uma região de mata próxima. Mesmo que a experiência tenha sido um susto para toda a família, Gabriela diz que a presença de animais silvestres na casa dela está virando rotina.
“Chamamos a polícia ambiental e eles tentaram tirar ela, colocaram as redes mas ela deu um pulo, saiu correndo, passou na fresta do portão e foi embora. Na hora a gente até começou a rir porque até parece algo normal, aqui em casa já apareceu cobra, tamanduá e já ficou até comum”, diz
📞🐍 Quem acionar para o resgate de animais silvestres?
A Polícia Militar Ambiental orienta a população que ao identificar a presença de um animal silvestre, principalmente em áreas urbanas, a BPMPA deve ser acionada com as informações e o pedido de resgate pelo telefone (65) 9 8170-0307.
Ameaçada de extinção
Segundo o Inea, a jaguatirica está ameaçada de extinção. No Brasil, ela é encontrada na Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Pampas.
O animal, de porte médio, é um animal solitário, possui hábitos noturnos e se alimenta de roedores, répteis, aves e peixe.