Autoridades debateram sobre as ações que deverão fortalecer os cuidados na área no período de seca e sobre os fatores de influência climática na região
Mauro se reuniu com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, na tarde desta terça-feira (28.05), em Brasília (DF), junto com as equipes dos Bombeiros, Defesa Civil e das secretarias de Meio Ambiente de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Durante a reunião, o governador destacou as ações que deverão fortalecer os cuidados e prevenir incêndios na região.
“Nós firmamos uma cooperação entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, junto com o Governo Federal, que vai possibilitar uma busca mais ampla na interpretação da realidade do Pantanal para tratar isso da melhor forma, tendo em vista a relevância que o bioma representa para nós. Antecipamos os nossos esforços para minimizarmos o problema e, preventivamente, preservar suas características ambientais”, explicou.
No início do mês, o governador Mauro Mendes anunciou o envio de um Projeto de Lei Complementar para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que visa endurecer as medidas contra quem cometer crimes ambientais em Mato Grosso e punir as ações que possam prejudicar as áreas de preservação.
Mauro ainda relembrou o papel de todos diante da importância do Pantanal, que é um dos ecossistemas mais ricos e complexos do mundo.
“Cabe a nós compreendermos como podemos atuar de uma forma racional, inteligente e ambientalmente correta nesse bioma para ajudar a cuidar e preservar esse ecossistema”, pontuou.
Outra ação fomentada pelo Governo de Mato Grosso é a atuação do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, por meio do planejamento para combate aos incêndios florestais, que, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), logo no começo do ano dá início aos trabalhos de prevenção e combate efetivo aos incêndios na região.
A ministra Marina Silva alertou sobre os fatores de risco para a região, como as mudanças climáticas e a interferência de causas naturais no Pantanal.
“A região é conhecida pelos longos períodos de estiagem e concomitante dos grandes incêndios, e este ano nós temos o cruzamento de vários fatores, que apontam uma grande influência de fenômenos climáticos como o La Niña no ecossistema do Pantanal. Nós devemos atuar para que essas ações do Governo Federal junto aos governadores sejam transformadas em um grande pacto político de proteção nesse período crítico que se avizinha”, declarou.
A ministra finalizou sua fala viabilizando apoio e suporte ao Governo do Estado nas ações efetivas contra incêndios.
Também participaram da reunião: o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges.