Com a mudança, os alunos e professores serão automaticamente transferidos para a nova instituição, assim como a estrutura física e o patrimônio material do antigo campus.
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal, aprovou nesta terça-feira (21) um projeto que transforma o Campus Universitário do Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Universidade Federal do Araguaia, em Barra do Garças, a 511 km de Cuiabá. Agora o projeto segue para análise da Câmara dos Deputados.
De acordo com a comissão, os alunos e professores serão automaticamente transferidos para a nova instituição, assim como a estrutura física e o patrimônio material do antigo campus.
Os recursos financeiros da Universidade Federal do Araguaia serão provenientes do Orçamento da União, com auxílios de entidades públicas ou privadas, operações de crédito e juros bancários, remuneração por serviços de assistência técnica e taxas cobradas pela prestação de serviços educacionais.
Para o senador Wellington Fagundes (PL), a iniciativa vai promover maior autonomia de decisões a unidade de ensino, que possui características próprias em relação aos demais campus da UFMT.
Ele disse que a criação de uma nova universidade é uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica e vai contribuir para a economia da região.
O estudante de agronomia, Elizeu Guedes, de 22 anos, acredita que a mudança irá agregar positivamente.
“Vão vir recursos maiores para universidade e a gente precisa dessa independência. Será ótimo!”, disse.