É comum ver a circulação de jacarés e capivaras que entram e saem do parque, principalmente no período da noite e madrugada.
Uma família de capivaras foi flagrada atravessando uma faixa de pedestres da Avenida Doutor Hélio Ribeiro, no Centro Político Administrativo, em frente ao Parque das Águas, em Cuiabá. O passeio dos animais foi registrado nesta segunda-feira (20), por um morador da capital mato-grossense. (Veja vídeo abaixo)
VIDEO:
É comum ver a circulação de jacarés e capivaras que entram e saem do parque, principalmente no período da noite e madrugada.
Capivaras: como são e onde vivem
A capivara é o maior roedor vegetariano do mundo, um animal adulto pode pesar 70 kg. Ela tem cabeça grande, orelhas pequenas e não possui cauda. O macho pode ser identificado por uma glândula sebácea, localizada no focinho.
A capivara se alimenta de capins e ervas comuns em várzeas e alagados. A espécie possui hábitos semiaquáticos e é excelente mergulhadora, tendo inclusive pés com pequenas membranas. Ela se reproduz na água e a usa como defesa, escondendo-se de seus predadores. Por isso, a capivara pode permanecer submersa por alguns minutos.
Em algumas regiões e até nas cidades, pela falta de predadores, muitos grupos se tornam maiores e as populações ficam fora de controle. Por outro lado, entre as décadas de 60 e 70, as capivaras foram muito caçadas, especialmente na região do Pantanal, quando a pele e o óleo delas eram comercializados para uso medicinal.