O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), pré-candidato do partido a prefeito de Cuiabá, em entrevista no Jornal da Cultura desta terça-feira (14), informou que a Federação Brasil da Esperança, formada ainda pelo PV e PCdoB, através de uma lista de critérios, vai definir o nome da federação para a disputa da sucessão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
Entre os critérios está – conforme o deputado – a análise de pesquisas quantitativas. “Os três partidos da federação se reuniram e a nossa presidente, a professora Lani Costa, do PCdoB, apresentou uma lista de critérios e agora, a partir desses critérios, a gente possa avaliar as pré-candidaturas e tomar, o mais rápido possível, uma decisão”, disse.
“Cada partido ficou de, ao longo dessa semana, debater os critérios propostos pelo PCdoB e, na semana que vem, nós – a federação – volta a se reunir para aprovar os critérios e iniciar o debate de que nome irá nos representar na disputa das eleições”, acrescentou.
Lúdio Cabral disputa a condição de candidato da federação com o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV). “Nós temos uma decisão tomada que é a de buscar o consenso e por unidade escolher o nosso candidato para que a gente saia desse processo unido e, quando anunciarmos, fazermos isso juntos”.
Segundo o pré-candidato do PT, os critérios apresentados foram: análises de pesquisas quantitativas, intenção de votos espontânea, intenção de voto estimulada, percentual de rejeição, análise de capacidade de apoio de outros partidos e avaliação das chapas de vereadores dos partidos da federação e dos partidos aliados.