26 C
Cuiabá
sábado, novembro 16, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioGadgetsDESTAQUE-MTVirginia Mendes, Madrinha dos Povos Indígenas, Recebe Homenagens na Inauguração de Escola...

Virginia Mendes, Madrinha dos Povos Indígenas, Recebe Homenagens na Inauguração de Escola na Aldeia Meruri

Na visita desta terça-feira (07/05) à etnia Boe-Bororo na aldeia Meruri, localizada em General Carneiro, a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, foi recebida para a inauguração da Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus pela comunidade indígena com festa, apresentações e homenagens. O cacique geral, Osmar Aroenoguaijiwu, e sua esposa, Elitânia Leandro Araru Ekureudo; e os padres da Missão Salesiana 19º inspetor e presidente da MSMT, padre Ricardo Carlos; o padre Andelson Dias e o padre responsável pela missão na aldeia Meruri, Ângelo César recepcionaram a primeira-dama do Estado juntamente com a comunidade.

Logo na chegada, a primeira-dama Virginia Mendes foi recebida com a faixa com o idioma Boe-Bororo, “Tukutai Aredu Virginia Boe Jamedu Boeji”, em português “Gratidão por tudo Virginia”. Dos padres, ela recebeu o diploma e uma medalha “Mérito Dom Bosco”, em nome da família salesiana, como reconhecimento da sua significativa participação na Missão Salesiana.

Primeira -dama de MT, Virginia Mendes e pe. Andelson Dias – Foto: Jana Pessôa/Unaf

“Há 121 anos, a missão salesiana já ensinava com algumas limitações, mas já acontecia. Essa escola é uma grande conquista. Primeira-dama Virginia Mendes, o seu amor é completo, se tem algo mais expressivo que o amor é a educação”, disse o inspetor e presidente da 19º MSMT, Ricardo Carlos.

“Tenho uma alma indígena é assim que sinto. Estar nas aldeias é algo que gosto muito. Agradeço os padres por todo cuidado e atenção com os nossos irmãos. Receber o reconhecimento da Missão Salesiana é uma grande honra. Deus abençoe a todos”, agradeceu Virginia Mendes.

Virginia Mendes também recebeu uma medalha de ouro, presente da equipe de parajiu-jitsu de Barra do Garças, entregue pelo representante, jornalista Ronan de Sá. Recentemente, a equipe participou do 1º Campeonato Pan-Americano de Parajiu-jitsu Oficial da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP) em Manaus, AM. A convite da Associação Mato-grossense de Jiu-jitsu Paradesportivo (AMTJJP), Virginia Mendes é madrinha dos paratletas.

Jornalista Ronan de Sá e primeira-dama de MT Virginia Mendes com a medalha de ouro da equipe de Parajiu-jitsu de Barra do Garças. – Foto: Jana Pessôa/Unaf

Além das homenagens, a primeira-dama Virginia Mendes recebeu presentes com artesanatos e lembranças da comunidade indígena e convidados. A escola da comunidade indígena conta com 131 alunos matriculados. A unidade foi totalmente reformada e algumas partes construídas, sendo uma escola moderna, com tecnologia e mobiliário completo. Virginia Mendes, madrinha dos povos indígenas, foi responsável por articular a obra da escola junto à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), através do programa SER Família Indígena, idealizado por ela. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 4,2 milhões.

Foto: Jana Pessôa/Unaf
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img