32 C
Cuiabá
domingo, novembro 24, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioMAIS MATO GROSSOICMBio e Ibama devem emitir autorização em 30 dias para início das...

ICMBio e Ibama devem emitir autorização em 30 dias para início das obras no paredão do Portão do Inferno

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informaram nesta terça-feira (7) que, em até 30 dias, irão emitir a autorização para dar início às obras do Portão do Inferno, que fica na MT-251 e liga o munícipio de Cuiabá a Chapada dos Guimarães, a 65 km da capital.

As obras anunciadas consiste no corte de parte do paredão para um novo traçado. Um dos engenheiros responsáveis pelo projeto explicou que será feito a retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra.

Durante a reunião entre os dois órgãos envolvidos, foi ressaltado a importância das obras nas estradas da região, pois são rotas estratégicas para turismo dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que estão sofrendo com os problemas na rodovia.

O Ibama informou que para que a autorização seja emitida ainda mais rápido e as obras iniciem, é necessário que seja disponibilizado informações específicas das obras, como a localização da plataforma que será construída.

Os presidentes do Ibama, ICMBio, senadores do estado e secretários do meio ambiente e de infraestrutura participaram da reunião e discutiram quais as medidas serão tomadas sobre o problema.

Desmoronamentos

Desde março de 2024, a estrada que liga as duas cidades foi parcialmente interditada para remoção de pedaços de rochas que se soltaram do morro, segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).

Em dezembro de 2023, o governo publicou uma portaria que interdita o tráfego de veículos de carga na região do Portão do Inferno. Está permitido apenas o trânsito de veículos de carga com até 14 metros de comprimento, 29 toneladas de peso bruto total, além de permitir que veículos passem pelo local em dias úteis e em outros trechos da rodovia.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img