27 C
Cuiabá
domingo, novembro 17, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioGadgetsDESTAQUE-MT'Tempo conspira contra nós', diz Mendes ao aguardar licenças para obras no...

‘Tempo conspira contra nós’, diz Mendes ao aguardar licenças para obras no Portão do Inferno em Chapada dos Guimarães I MT

“Tempo conspira contra todos nós”, declarou o governador Mauro Mendes (União) sobre a tramitação das licenças para as obras emergenciais no Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá). O trecho está parcialmente interditado desde dezembro e a economia local sente os efeitos da baixa na visitação à cidade, que tem sua maior arrecadação em torno do turismo.

A manifestação do gestor é da manhã desta quarta-feira (24), quando foi questionado sobre a declaração do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, que confirmou uma força-tarefa com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para analisar a proposta apresentada pelo Estado. O Executivo pretende “cortar” o paredão e recuar o traçado da rodovia MT-251.

“Fico feliz que 15 dias depois eles vão montar essa força-tarefa e eu espero que ela vá produzir o resultado que esperamos: autorizar a obra que é emergencial para resolver aquele problema. O tempo conspira a todos nós, inclusive contra ele”, disse amenizar críticas aos órgãos ambientais.

Conforme noticiou a imprensa, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, solicitou que o grupo técnico do Ibama conclua o estudo até o dia 26 de abril. Contudo, não há garantias que isso realmente ocorra no prazo estipulado pela gestora.

No início do mês, Mendes e integrantes da bancada federal e estadual de Mato Grosso chegaram a se reunir com o presidente do Ibama, Rodrigo Antônio, para tratar do assunto.

O governo tenta sensibilizar os órgãos ambientais a liberar as licenças necessárias para obra, que busca por fim nos deslizamentos no ponto turístico. O governo inclusive já assinou a ordem de serviço com Lotufo Engenharia e Construções LTDA, empresa que fará o recorte dos paredões e o novo traçado da MT-251.

No entanto, as máquinas só devem começar a operar na região 5 dias após o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) darem o aval ao projeto apresentado pelo Estado, já que as rochas fazem parte de um parque Federal.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img