Serão avaliados os conteúdos enviados pelas agências publicitárias e pelos acadêmicos de Cuiabá e interior do estado.
Os jurados do 27º Prêmio Centro América de Criação Publicitária escolherão as melhores campanhas nesta sexta-feira (19). Os integrantes estão reunidos em um resort na região do Lago do Manso, região de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Eles passarão quatro dias no local analisando os materiais.
Conheça os jurados:
- Débora Brum, publicitária e integrante do setor de Negócios da TV Globo em São Paulo
- Alexandre Pedroni Lobo, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Espírito Santo (SINAPRO-ES)
- Manuel Cavalcanti, sócio e CCO da Ampla Comunicação do Recife
- Ulisses Serotini, diretor de Programação, Entretenimento e Comunicação da Rede Matogrossense de Comunicação (RMC)
- Viviane Farias (presidente do júri), gerente de Produtos Publicitários do grupo RMC
Serão analisados os conteúdos enviados pelas agências publicitárias e pelos acadêmicos de Cuiabá e interior do estado.
O prêmio é um dos mais esperados por profissionais da área de publicidade. O concurso premia os melhores trabalhos da criação publicitária mato-grossense veiculados, pela primeira vez, em âmbito local ou regional nas emissoras da TV Centro América em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Sorriso, na rádio Centro América FM de Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres, Aragarças e Sorriso ou nos portais da RMC, no período entre 1° de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023.
Os vencedores serão apresentados em uma festa, no dia 17 de maio, em Cuiabá. No evento, os finalistas e convidados do meio publicitário se encontrarão para uma noite de festa e celebração.
Expectativa dos jurados
Débora Brum é veterana no concurso. Ela ficou 10 anos na organização do Prêmio Centro América e, para ela, o evento é sinônimo de valorização da cultura regional, estimulando a competitividade de uma forma saudável.
“É a gente conseguir conversar com todos os ‘brasis’ e é muito legal porque não deixa morrer essa cultura da gente valorizar essas brasilidades que a gente tem no país”, descreve Brum.
A experiência de júri no prêmio é algo inédito para Alexandre Pedroni. Ele disse que tem o objetivo de criar conexões por meio do contato com as agências participantes. Para Alexandre, o evento é uma oportunidade de “intercâmbio de ideias”.
Para Manuel Cavalcanti, o prêmio potencializa a criatividade, já que os recursos utilizados para a confecção das peças regionais, muitas vezes, são mais limitados que os do eixo Rio-São Paulo.
“Estou muito curioso para apreciar a criatividade de Mato Grosso. O Prêmio é um parâmetro importante que mostra que estamos no caminho bom de acompanhar os outros mercados. [O prêmio] Valoriza a criatividade que é o grande combustível da comunicação”, disse Manuel.
A gerente de Produtos Publicitários da TV Centro América de Cuiabá, Viviane Farias, explicou que trazer jurados de mercados situados em outros estados do país é uma forma de analisar como a criação publicitária mato-grossense vem sendo enxergada de forma nacional.