Meteorologista explicou que o fenômeno não é comum, e só aparece quando há tempestades severas, como as que têm atingido o país nos últimos dias.
⛈️ Uma nuvem shelf cloud, também conhecida como “nuvem prateleira”, cobriu o céu de Cuiabá, nessa sexta-feira (22), e assustou moradores em meio a alerta de tempestades e queda de temperatura. (assista acima)
Segundo o meteorologista Guilherme Borges, esse tipo de nuvem está associada a tempestades severas, e ocorre quando uma corrente descendente de ar frio e denso encontra uma corrente ascendente de ar quente e úmido.
VIDEO:
“Essa interação faz com que o ar úmido seja forçado a subir e se condensar, criando uma linha horizontal de nuvens baixas sinuosas à frente da tempestade”, explicou.
Guilherme ainda explicou que o fenômeno é raro e ocorre apenas durante tempestades intensas.
Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo sobre o risco de tempestades em Mato Grosso, na última quinta-feira (21), com chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos que podem variar de 60 a 100 quilômetros por hora. A temperatura em Cuiabá deve cair até 5°C no fim de semana.
⛈️Um relatório da Defesa Civil apontou os seguintes riscos:
- corte de energia elétrica
- queda de galhos de árvores
- alagamentos
- descargas elétricas
O risco de tempestade é válido para 27 municípios, sendo eles:
Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Barão de Melgaço, Barra do Garças, Cáceres, Dom Aquino, General Carneiro, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Nossa Senhora do Livramento, Pedra Preta, Poconé, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Poxoréu, Ribeirãozinho, Rondonópolis, Santo Antônio do Leverger, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Tesouro e Torixoréu.
Para que a população se proteja do perigo eminente, a Defesa divulgou uma lista com as principais recomendações para serem seguidas durante as tempestades que estão por vir, confira abaixo:
❗ Em caso de rajadas de vento, a recomendação é:
- Não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, pelo risco de queda e descargas elétricas;
- Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
- Evitar locais abertos como campos de futebol;
- Não estacionar automóveis próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades;
- Não tomar banho em rios, lagoas ou cachoeiras durante temporais intensos;
- Não utilizar alimentos e água atingidos pela inundação ou pelo alagamento;
- Não jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, em córregos ou ruas.
Já em casos de transtornos envolvendo acidentes e riscos de vida, a recomendação é entrar em contato com a própria Defesa Civil ou com o Corpo de Bombeiros.
⛈️Queda nas temperaturas⛈️
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que neste fim de semana a previsão em Cuiabá é que haja uma queda de 5°C nas temperaturas, com mínima que pode chegar a 23°C.
A previsão deste sábado (23) é de tempo nublado com chuva e trovoadas isoladas. A intensidade do vento deve ser moderado com rajadas.