O objetivo dos colaboradores é atender a população do local, oferecendo doações e fazer parcerias para realizar capacitações.
Moradores do assentamento Terra Prometida, em Cuiabá, ganharam um espaço multifuncional, fruto de ações sociais promovidas pelos Voluntários Azuis, do Colégio Notre Dame de Lourdes, neste sábado (16).
A construção do espaço teve início em março de 2023 e surgiu a partir da empatia e da solidariedade de muitas pessoas. A comunidade do assentamento da Terra Prometida abriga mais de 360 famílias, e fica na região da Grande Morada da Serra.
Além da ação, pais dos estudantes do colégio, que atuam na área da construção civil, também contribuíram no projeto. O terreno foi doado e o dinheiro para a iniciativa foi arrecadado por meio da venda de rifas e de uma festa junina solidária, feita especificamente para a ação.
O espaço multifuncional servirá de palco para iniciativas que buscam promover serviços de saúde, bem-estar e lazer para a comunidade do assentamento. Além disso, também será utilizado para reuniões e elaboração de projetos voltados aos moradores.
Para a direção do colégio, o intuito é auxiliá-los na aprendizagem de um ofício, de um trabalho.
“Cursos de cabeleireiros ou costura, entre outras atividades, por meio de oficinas para que possam aprender e a partir disso, conseguir um emprego, desenvolver um trabalho. Essas são as ideias que temos”, afirma.
Regulamentação
A região, regularmente visitada pelos voluntários, ainda não é regulamentada pela prefeitura. Não há água encanada, nem saneamento básico. Muitas das pessoas que moram na região são imigrantes.
O objetivo dos colaboradores é atender a população do local, oferecendo doações e fazer parcerias para realizar capacitações. Atualmente, dois poços artesianos, que são fornecidos por um valor simbólico e abastecem com água os moradores.
A rede de Voluntários Azul já atuava realizando ações sociais, também como o movimento das Irmãs Azuis, mas com a descoberta da região da Terra Prometida, o projeto se concretizou ali.