Entre os inscritos de todo o país serão selecionados 250 participantes de forma proporcional entre todos os estados, sendo que 54 receberão bolsas para custear despesas com passagem aérea, hospedagem e alimentação. Os nomes dos selecionados – tanto para o evento como para as bolsas – serão anunciados no site do evento no dia 17 de junho.
O modelo de educação STEAM integra conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, possibilitando ao estudante se preparar para desafios como cidadão e também no mercado de trabalho. A meta do evento é, justamente, ampliar a rede de professores e gestores de educação que atuam com a metodologia.
Para isso, os participantes selecionados farão no encontro uma imersão na aprendizagem STEAM, aperfeiçoando o conhecimento sobre ferramentas digitais e metodologias inovadoras de ensino. Isso inclui técnicas de aprendizagem criativa e Maker, abordagens investigativas e interdisciplinares, de iniciação à pesquisa científica e tecnológica, e de empreendedorismo.
Além disso, terão a oportunidade de aprenderem a fazer o planejamento estratégico de políticas e ações de aprendizagem STEAM. Isso possibilitará que se tornem multiplicadores da prática em suas escolas.
As formações incluirão oficinas e palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo, discussões em grupo; construções coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de Design Thinking. Ao final, os participantes irão elaborar uma proposta de planejamento estratégico para ser implementada em seus respectivos estados.
Esta edição é organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com o patrocínio master da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. A iniciativa conta ainda, com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), e da Poli-USP.
Mais informações e os formulários de inscrição poderão ser acessados através do site.