Mesmo com as chuvas, o Inmet prevê que a região central do país deve registrar as temperaturas mais altas no fim de semana e em algumas cidades do sul de Mato Grosso, as máximas devem ficar próximas aos 40ºC.
Uma forte chuva em meio às altas temperaturas dos últimos dias surpreendeu quem mora na capital mato-grossense nesta sexta-feira (1º). Nessa quinta-feira (29), o instituto emitiu um alerta amarelo para tempestades, com acúmulo de chuva entre 20 a mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos entre 40km/h e 60 km/h.
Segundo a Energisa, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) amanheceu sem energia em alguns blocos e sem previsão de retorno.
Mesmo com a chuva que atingiu a capital, o Inmet também prevê um mês com chuva abaixo da média em grande parte do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. A região central do país deve registrar as temperaturas mais altas no fim de semana e em algumas cidades do sul do Mato Grosso, as máximas devem ficar próximas aos 40ºC.
Queda de árvores
Moradores de diversos bairros da capital registraram o momento em que a forte chuva derrubou árvores nas calçadas e casas da vizinhança. De acordo com o corpo de bombeiros, as equipes estão atendendo as ocorrências que chegam.
Uma moradora do bairro Sol Nascente conta que durante a chuva, uma árvore caiu na casa de uma vizinha.
No Bairro Ribeirão do Lipa, uma outra moradora registrou o momento em que uma árvore caiu na cozinha de uma das casas.
Como fica o tempo em março
O último mês do verão deve ser de altas temperaturas em todo o país. Além das altas temperaturas, a umidade elevada vai favorecer o tempo abafado em boa parte do Brasil.
🔥Segundo os meteorologistas, não está descartada a ocorrência de novas ondas de calor – em especial por conta da entrada de massas de ar quente vindas de países vizinhos como Argentina e Paraguai.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê um mês com chuva abaixo da média em grande parte do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. A previsão é de pancadas mais pontuais no Sudeste.
👉 As principais tendências para o mês de março, segundo a Climatempo, são:
- Calor em boa parte do país, com umidade favorecendo condições de tempo abafado;
- Possibilidade de ondas de calor em áreas do Sul, Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo;
- Maior frequência de entrada de frentes frias no país. A previsão é da aproximação de três ou quatro sistemas ao longo do mês;
- Pancadas de chuva características do verão na Grande São Paulo, no Rio de Janeiro e na Grande Belo Horizonte, especialmente na primeira quinzena do mês;
- Volumes elevados de chuva no norte e leste de Minas Gerais, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e interior do Nordeste;
- Chuvas mais irregulares no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul;
- Região amazônica com chuvas abaixo da média, com recuperação lenta e gradual do nível dos rios.
🌧Previsão para o final de semana
- Sexta-feira (01/03)
Máx: 37°C
Mín: 26°C
- Sábado (02/03)
Máx: 37°C
Mín: 26°C
- Domingo (03/03)
Máx: 35°C
Mín: 26°C