Na manhã desta quinta (29), os estudantes se reuniram em frente ao Restaurante Universitário (RU), e realizaram uma manifestação, pedindo atenção aos problemas que enfrentam.
Alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) denunciaram problemas estruturais na casa estudantil, em Cuiabá. Segundo a denúncia, os moradores têm enfrentado problemas na instalação elétrica, com risco de incêndio, e presença de bichos peçonhentos, como escorpiões.
A reportagem procurou a universidade, mas, até a publicação desta reportagem, não obteve retorno.
“A casa não tem saída de incêndio, tem infestação de escorpiões e baratas, por conta do sistema de esgoto, sem tampas. Nós mesmos temos que realizar a limpeza de caixas de gordura, da água dos chuveiros e das pias da casa”, disse Luis Henrique Belo de Sousa, membro do Conselho de Moradia e Morador.
Os estudantes protocolaram a denúncia junto ao Ministério Público Federal (MPF), pedindo “abertura de uma investigação, bem como a implementação imediata de medidas corretivas para mitigar os riscos e garantir a proteção dos direitos humanos fundamentais dos residentes”.
Manifestação
Alunos se reuniram para manifestação em frente ao restaurante universitário
Na manhã desta quinta-feira (29), os estudantes se reuniram em frente ao Restaurante Universitário (RU), e realizaram uma manifestação, pedindo atenção aos problemas que enfrentam. “Assistência estudantil é direito e não favor”, diz um dos cartazes carregado pelos alunos.
“O perigo aumenta a todo tempo. Não há manutenção da rede elétrica da casa. O reitorado, que se comprometeu a fazer uma reforma na casa, nunca mais falou sobre o assunto. Os estudantes são negligenciados”, disse um dos estudantes durante a manifestação.