A programação da festa de rua em Cuiabá segue até terça-feira (13), na Praça da Mandioca, Praça 8 de abril e Orla do Porto.
O boneco gigante do carnavalesco Jejé de Oya desfila, até terça-feira (13), na folia popular na Praça 8 de abril, em Cuiabá. Outros seis bonecos das personalidades Zé bolo flor, Nhô Bentico e Terezinha Arruda, do modelo marote, que possuem mãos para interação, também participaram da festa cuiabana que começou na sexta-feira (9).
Famoso entre as décadas de 50 e 80 por quebrar estigmas e confrontar a elite cuiabana da época, despertando paixões por onde passava, José Jacinto Siqueira de Arruda, mais conhecido como Jejé de Oyá, todo ano ganha um reformulação no boneco. Este ano, o boneco tem quase 7 metros de altura.
Segundo o diretor e circense bonequeiro Júlio Carcará, o teatro de bonecos já é tradição há muito tempo em Cuiabá.
“Os bonecos gigantes estiveram e estão presentes em festas populares, cívicas como nas manifestações das Diretas já, entre outras. No carnaval de rua são destaques com seus tipos populares, inspirados em pessoas icónicas como o próprio Jejé de Oyá, entre outros carnavalescos e pessoas anônimas. Há uma predominância dos pretos e pardos em suas características como o são nosso povo da grande baixada cuiabana.”, disse ao g1
De acordo com Aluízio Leite, secretário de Cultura, Esporte e Lazer da Capital, a participação da cultura regional no carnaval reforça a participação do público nos dias de folia.
“Nós entendemos que é importantíssimo a representação local, na festa mais animada do país. Esses artistas que trabalham com os bonecos contemplam muito da nossa história cuiabana. Por isso vale o esforço nessa participação do carnaval de rua em Cuiabá”, contou.
O teatro de bonecos desfilaram na Praça da mandioca e agora seguem para interação com o público na Praça 8 de abril.