Animal estava dentro de um barracão com uma das patas machucadas. Ele foi encaminhado para uma clínica veterinária do município.
Um lobo-guará machucado foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, em uma comunidade rural, próxima à Sorriso, a 420 km de Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (2).
VIDEO:
Segundo os bombeiros, a equipe foi acionada por volta das 13h e, ao chegar ao local, encontrou o animal deitado dentro de um barracão, com um ferimento em uma das patas.
Os militares conseguiram resgatar o animal com o uso de material adequado para esse tipo de trabalho. Em seguida, ele foi colocado em um caixa de transporte e encaminhado para uma clínica veterinária no município.
Lobo-guará
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo do América do Sul. Pesa entre 20 e 25 quilos e pode medir até quase 2 metros de comprimento. Apesar do porte e da aparência, o lobo-guará é um animal inofensivo ao homem, de comportamento dócil, e raramente há briga entre eles.
No passado, acreditava-se que a diminuição da população do lobo-guará no Brasil era decorrente da perda de habitat. Mas, em 2005, o resultado de um encontro de pesquisadores revelou que o preconceito, desconhecimento e superstição superam a ameaça da diminuição do território.
O animal foi escolhido pelo Banco Central, em 2020, para estampar a cédula de R$ 200.
Como comunicar
Ao encontrar um animal silvestre, estando ele ferido ou não, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Animal orienta que a população acione a corporação pelo telefone (65) 99920-7939 ou por meio do Corpo de Bombeiros, pelo 193.