Até a última terça-feira (23), os casos positivo da Covid aumentaram em 70,73% em Mato Grosso, em relação a dezembro do ano passado, segundo a SES.
O ‘Dia D’ para testes da Covid-19 será realizado neste sábado (27), em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cuiabá, das 7h30 às 16h30.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, além das Unidades Básicas, os testes também serão realizados na Clínica da Família, no Bairro CPA I.
Não há limite de idade para realizar o teste e, segundo a responsável técnica pela Imunização, Renata Godoy, pessoas sintomáticas ou assintomáticas, que tiveram contato com pessoas diagnosticadas com o vírus, podem realizar o exame.
Ainda de acordo com a secretaria, também serão disponibilizadas vacinas para imunização contra o vírus, exceto na UBS Jardim Industriário I e II.
Veja abaixo a lista completa dos locais para realizar o teste
- UBS Alvorada
- UBS Lixeira
- UBS Nico Baracat
- UBS Industriário I e II
- UBS Santa Terezinha
- UBS Clínica da Família
Covid em Mato Grosso
Até a última terça-feira (23), os casos positivo de Covid aumentaram em 70,73% em Mato Grosso, em relação a dezembro do ano passado, segundo a SES.
No mesmo período de 2023, em todo estado, foram registrados 1.158 casos de covid, sendo que 3 pessoas morreram devido às complicações da doença. Nos hospitais estaduais, 8 pessoas estavam internadas.
Em janeiro, os números subiram e 1.977 pessoas tiveram diagnóstico positivo para covid, quatro morreram e 38 estão internados.
As regiões onde foram mais registrados os casos são no Tele Pires (24,76%), Baixada Cuiabana (12,69%), Vale do Peixoto (11,15%) e o Oeste Mato-Grossense (10,28%). Em todo ano passado, Mato Grosso registrou 18.206 casos positivos e 104 mortes.
Nova subvariante
Uma nova subavariante da Covid-19, chamada JN 2.5, foi identificada em Mato Grosso. Segundo a SES, quatro pessoas testaram positivo para a doença e foram hospitalizadas. Esse é o primeiro caso notificado ao Ministério da Saúde.
Três das pacientes receberam alta médica, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar com acompanhamento da Vigilância Municipal, informou a SES.
Já a quarta paciente tinha Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e morreu. No entanto, a equipe de Vigilância da SES ainda investiga o caso e não soube informar se a causa da morte foi pela Covid.