A deputada estadual Janaína Riva (MDB) revelou sua vontade de ser governadora de Mato Grosso já nas próximas eleições para o cargo, que acontece em 2026. Porém, em tom de ironia, calculou também que a candidatura para o cargo não seria viável. “Eu queria ser governadora agora se desse, mas não dá né”, disse a deputada em tom de que o páreo para esta disputa está difícil.
Conforme noticiado, já manifestaram interesse ou tiveram o nome ventilado para disputar o palácio Paiaguás em 2026: O senador Jayme Campos (União Brasil); senador licenciado e atual ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro (PSB) – além do senador Wellington Fagundes (PL), sogro de Janaína.
Visto que provavelmente não conseguirá o cargo no Executivo, a parlamentar destacou que em 2026 estará “dando tchau” para a Assembleia Legislativa. “A minha ideia é ser governadora um dia, mas eu acredito que essa candidatura ao Senado, passar por uma eleição majoritária, vai amadurecendo essa candidatura ao Governo”, destacou a parlamentar, em entrevista ao programa Conexão Poder.
Questionada também se pretende assumir a presidência da Assembleia Legislativa interinamente, afirmou um acordo para que o posto seja do deputado Max Russi – candidato confirmado ao posto na próxima legislatura.
Ela é atual vice-presidente da AL, e deve assumir o cargo na ausência de Eduardo Botelho, que é pré-candidato a prefeitura de Cuiabá já nas eleições de 2024.