As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá apenas uma edição, acontecem entre os dias 22 e 25 de janeiro.
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), divulgou nesta quarta-feira (3) que serão ofertadas 4.959 vagas para os 98 cursos de graduação presencial disponíveis nos câmpus de Cuiabá, Sinop, Pontal do Araguaia e Várzea Grande, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Segundo a universidade, serão disponibilizadas 2.433 vagas para ampla concorrência, 2.516 pela lei de cotas, e 10 vagas para candidatos surdos no curso de Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras).
As inscrições para o Sisu acontece entre os dias 22 e 25 de janeiro, na primeira e única edição de 2024, com base nas notas do Enem 2023.
O resultado do processo está previsto para ser divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso da universidade. Já o início do primeiro dia letivo acontece em 9 de maio para todos os câmpus do estado.
Recentemente o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFMT aprovou uma medida que concede 15% de bonificação na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes de escolas públicas ou privadas de Mato Grosso.
📝Inscrições Sisu 2024
Em 2024, pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá apenas uma edição — só em janeiro, sem o processo seletivo que usualmente ocorre no meio do ano.
Por meio dessa etapa única, os candidatos poderão usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 para concorrer, em universidades públicas, a cursos cujas aulas começarão tanto no primeiro quanto no segundo semestre.
De acordo com o edital publicado no dia 29 de dezembro de 2023 no Diário Oficial da União, as inscrições ficarão abertas entre os dias 22 e 25 de janeiro.
➡️Qual o cronograma?
- Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024
- Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
- Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
- Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
- Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade
Atenção: mesmo os candidatos que forem aprovados para o 2º semestre deverão seguir o calendário acima, ou seja, fazer a matrícula em fevereiro.