O governador Mauro Mendes (União), disse à imprensa que seu governo vai entrar 2024 segurando as despesas por conta do cenário econômico do agronegócio, que pode apontar uma grande perda para a safra 2023-2024. Mendes afirmou que o governo entrará o ano novo com um nível de contingenciamento, segurando as despesas e as contratações.
“Existem luzes amarelas no cenário econômico do Estado de Mato Grosso. Haverá uma perda, nós não teremos uma safra como tivemos a anterior, de mais de 100 milhões de toneladas. A expectativa inicial é de que nós teremos um piso de perda em torno de aproximadamente 20%, quer dizer, 20 milhões de toneladas”, disse Mendes.
“Isso vai ser muito impactante em todas as nossas receitas, tanto diretamente em torno do Fethab, como também na atividade econômica como um todo. Menos produção é menos consumo de óleo diesel, é todo volume de transportes e de toda uma cadeia que está envolvida com a atividade do agronegócio no nosso Estado”, observou o governador em entrevista à imprensa.
“Vamos começar o ano segurando as despesas para que o Estado não volte naquele passado não muito distante, que é um estado que compra e não paga, que atrasou salário, que não honra seus compromissos com os fornecedores. Nós vamos começar o ano com algum nível de contingenciamento, segurando as despesas, as contratações do governo”, disse.