31 C
Cuiabá
domingo, novembro 17, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioFashionMTSecretaria de Saúde capacita médicos do interior de MT para diagnóstico de...

Secretaria de Saúde capacita médicos do interior de MT para diagnóstico de morte encefálica

[ad_1]

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promoveu, nesta segunda-feira (11.12), uma capacitação sobre diagnóstico de morte encefálica. A qualificação visa a eficiência para constatação da ausência das funções neurológicas dos pacientes, visto que este é um dos requisitos para o protocolo de doação de órgãos e precisa ser cumprido com agilidade e segurança. Ao todo, 18 médicos de Nova Mutum, Sorriso e Sinop participaram do curso.

Realizado por meio da Central Estadual de Transplante, o curso ocorreu das 8h às 17h, no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum. Durante o encontro, os profissionais aprenderam as características de morte encefálica e os exames que podem fechar o diagnóstico, como os testes que apontam a ausência de reflexos cerebrais e de fluxo sanguíneo, entre outros.

Esse é o quarto curso realizado neste ano pela SES. Nos cursos anteriores foram capacitados um total de 69 médicos de Cuiabá e Várzea Grande.

Para a coordenadora da Central Estadual de Transplante da secretaria, Anita Ricarda da Silva, as capacitações são imprescindíveis aos profissionais da saúde que, na rotina, precisam constatar morte encefálica e identificar um potencial doador de órgãos.

“Queremos tornar esses profissionais aptos e habilitados para realizar o diagnóstico, aplicar o procedimento correto e concluir se o paciente é um potencial doador de órgãos. Para isso são necessárias as capacitações dos profissionais de saúde que atuam nas unidades notificadoras do Estado, sejam elas públicas ou privadas”, concluiu Anita.

[ad_2]

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img