Primeira edição do Pop Rua Jud MT irá oferecer serviços de assistência social, saúde, emissão de documentos e acesso à Justiça.
A primeira edição do Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua (PopRuaJud), em Cuiabá, vai oferecer nesta quinta-feira (7), na Praça da República e no Palácio da Instrução, das 8h às 16h, uma série de serviços gratuitos para pessoas em situação de rua na capital.
Segundo os organizadores, nesta quinta, todos os agentes públicos e voluntários se unirão para oferecer suporte para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Serviços oferecidos:
- Atendimento jurídico nas esferas estadual e federal
- Emissão e segunda via de documentos
- Consulta e saques de benefícios sociais
- Atendimento aos migrantes
- Cadastro no cartão Sistema Único de Saúde (SUS)
- Alistamento e regularização do serviço militar
- Banho solidário
- Doação de roupas e kits de higiene
- Corte de cabelo
- Doação de livros
- Atendimentos de saúde, odontológico, psicológico e social
- Imunização e testes rápidos
O juiz do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Marcos Faleiros da Silva, destacou que o objetivo do projeto não é somente atender as necessidades imediatas, mas também alertar a população no sentido de que essas pessoas merecem visibilidade e dignidade.
A ação é uma parceria entre diversos órgãos, entre eles, marcarão presença integrantes do Governo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa, Ministério Público de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Polícia Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Tribunal Regional Eleitoral, Receita Federal, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, entre outros.