O pai da pequena Maria Alice contou que a filha está bem e brincando, mas que segue em observação no hospital.
Câmeras de segurança registraram o momento em que uma uma bebê de 1 ano, que estava sofrendo de engasgo, foi salva pelo Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros, Marco Aurélio Aires, de 32 anos, após o militar realizar a manobra de Heimlich, na manhã desta terça-feira (28), no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), de Cuiabá. (veja vídeo abaixo)
VIDEO:
Segundo Marco Aurélio, a criança foi levada até o batalhão pela avó e quando foi encontrada por ele já estava com sinais de desmaio e quase entrando em estado de parada respiratória. Neste momento, o tenente deu início a manobra de desengasgo.
Após o sucesso no atendimento, a criança, que é batizada de Maria Alice Barroso, foi levada para a unidade hospitalar mais próxima para passar por uma avaliação médica.
Em entrevista, o militar explicou que se o procedimento não tivesse sido efetuado de maneira imediata, a criança entraria em parada respiratória e em seguida em parada cardiorrespiratória, o que poderia ocasionar na morte da menina.
“Eu fiquei muito preocupado em não conseguir fazer ela voltar a respirar novamente, mas consegui manter a frieza que é preciso durante o atendimento para poder ter assertividade na manobra”, relatou o militar.
Marco, que atua há quase 19 anos como bombeiro militar, disse que essa foi a primeira vez em que realizou a manobra de Heimlich em uma criança, mas que já havia praticado muita vezes em atividades de capacitação e em palestras.
O pai de Maria Alice, Lucas de Oliveira Barroso, contou ao g1 que ele e a esposa ficaram muito preocupados com o ocorrido pois perderam um outro filho há pouco tempo. De acordo com ele, a filha estava com a avó materna quando se engasgou com o leite.
Segundo ele, a filha está bem e brincando, mas segue em observação na unidade. Lucas também disse que essa foi a primeira vez que Maria Alice passou por uma experiência como essa.
Engasgo: como agir
Os primeiros socorros são essenciais para salvar a vida durante processo de engasgo e a Manobra de Heimlich é uma técnica que pode ser aplicada nesses casos, seja crianças ou adultos. Após os primeiros socorros, a orientação é levar a vítima ao hospital mais próximo.