[ad_1]
Durante as primeiros horas do Enem, os termômetros registravam 38,1°C. Candidata Rafaela Proença, de 19 anos, disse que na sala onde ela fazia teste ocorreram, pelo menos, três quedas de energia, o que atrabalhou o desempenho no Exame.
Alunos que faziam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Universidade de Cuiabá, na capital, relataram dificuldades para fazer a prova devido às ocilações de energia em algumas salas, neste domingo (12). Por causas das quedas, alguns aparelhos de ar condicionado pararam de funcionar.
A candidata Rafaela Villasboas Proença, de 19 anos, na sala onde ela fazia teste ocorreram, pelo menos, três quedas de energia. Segundo ela, o problema atrapalhou o desempenho no prova.
“A luz acabou três vezes, o ar desligou e a sala ficou quente. Eu consegui sentar em um lugar que batia ar, então foi melhor, mas como estava muito quente, foi difícil ler as questões com calma. Um funcionário tentou arrumar o ar algumas vezes, mas ficava poucos minutos ligados e caía de novo”, disse.
No primeiro dia de prova, outros candidatos também relataram o desligamento do ar condicionado durante o horário do Exame.
“Na semana passada, o ar condicionado desligou várias vezes, o que atrapalhou os alunos. O calor incomoda bastante, pois a cabeça não funciona direito”, disse o estudante Vitor Costa, de 19 anos.
A universidade nega que tenha ocorrido quedas de energia e informou que as salas de aula tem um sistema de automatização do ar condicionado, que funciona por quatro horas e depois desliga, para economizar energia.
Conforme o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), a previsão para este domingo é de mínima de 31°C e máxima de 42°C. Durante as primeiros horas do Enem, os termômetros registravam 38,1°C.
🧐Como usar a nota do Enem?
As notas do Enem 2023 podem garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país. Confira como podem ser utilizada em cada situação.
- Sisu: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão, ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.
- Prouni: O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.
- Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura. O crédito pode cobrir total ou parcialmente a mensalidade do curso. Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem.
- Instituições privadas: Muitas instituições de ensino superior também oferecem desconto nas mensalidades usando a nota do Enem. Geralmente, o candidato não precisa prestar um vestibular próprio da universidade. O ideal é procurar a instituição para saber se oferecem bolsas e descontos conforme a nota no exame e quais são os requisitos.
- Universidades internacionais: O Ministério da Educação possui acordo com algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá, que aceitam o Enem no seu processo seletivo. Em alguns casos, a instituição pode exigir que o interessado passe pelo processo seletivo local. É preciso pesquisar diretamente no site das universidades.
[ad_2]