Localizada em Poconé (MT), escola atende cerca de 300 alunos gratuitamente e é referência em sustentabilidade
Inovação, tecnologia ancestral e sustentabilidade são a base do projeto criado pelo arquiteto José Portocarrero para o Complexo Educacional Sesc Pantanal – Ministro Gilmar Mendes, inaugurado em setembro, em Poconé (MT). Inspirado na arquitetura dos povos indígenas, a construção se beneficia com aproveitamento da luz natural e sua estrutura suspensa do solo é capaz de aumentar a ventilação e o conforto térmico para os estudantes, permitindo a redução do consumo de energia elétrica. A nova estrutura colabora, ainda, com o processo de aprendizado, ao despertar a criatividade e a imaginação de crianças e jovens em formação.
“O papel transformador da educação é incontestável. Há mais de sete décadas, o Sistema Comércio investe na área educacional com as mais diversas iniciativas, colaborando no desenvolvimento da sociedade. É com muito orgulho que por meio dessa inauguração homenageamos nosso ilustre Ministro Gilmar Mendes com o que há de mais importante para os indivíduos: o saber e a conquista da cidadania. Seu nome estará associado e perpetuado a uma proposta inovadora, sustentável e que beneficiará diversas gerações”, declarou o Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
Presente na cerimônia, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, mato-grossense de Diamantino, falou um pouco sobre sua trajetória profissional e agradeceu a homenagem. “Fico muito feliz em receber essa homenagem do Sistema CNC-Sesc-Senac. São muitos os jovens que irão se beneficiar desse poder transformador que é a educação. Como professor, alguém que dedicou a vida ao ensino, ser o nome de uma escola é certamente algo muito honroso”.
Autor do projeto, o arquiteto, professor e doutor em habitações indígenas brasileiras, José Portocarrero é reconhecido e premiado internacionalmente pela identidade sustentável que imprime nas obras. De acordo com ele, a arquitetura impacta diretamente no ensino-aprendizagem dos estudantes. “A inovadora proposta une a história da ocupação desse território, tecnologia ancestral das casas indígenas, sustentabilidade e compartilhamento, em contato com a natureza”, destaca.
O projeto do Complexo Educacional surgiu a partir do trabalho desenvolvido pela Escola Sesc Pantanal. Criada em 2002, a unidade atendia alunos com as duas primeiras etapas da educação básica, em um espaço de cerca de 1.000 m². Com o passar do tempo, sua atuação se ampliou gradativamente e como forma de atender melhor os alunos foi criado o complexo, com tamanho quase três vezes superior ao original, o que faz dele a maior estrutura educacional de Poconé.
Com a expansão, são mais sete salas de aula, além de refeitórios, cozinha, sanitários, secretaria, sala dos professores, coordenação e recepção. A inovação também está presente na forma circular da escola, com as novas salas de aula divididas por áreas de conhecimento: Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia, Ciências e Arte. No Complexo Educacional Sesc Pantanal são os alunos que se movimentam a cada aula, compartilhando os ambientes e sendo corresponsáveis por eles. Na área externa central, o objetivo é promover a integração dinâmica de crianças e jovens, num ambiente natural, com árvores nativas e gramado, que pode ser explorado pelos alunos de diferentes formas, como atividades interativas com a natureza, contemplação e leitura ao ar livre.
Além do presidente da CNC e do ministro do STF, estiveram presentes no evento o Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo, o Diretor-Geral do Departamento Nacional do Senac, Marcus Vinicius Machado Fernandes, o Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), José Wenceslau de Souza Júnior, os Presidentes das Federações do Comércio de todo o país, o Secretário Estadual de Educação de Mato Grosso, Alan Resende Porto, o Prefeito de Poconé, Atail Amaral, a Secretária Municipal de Educação, Ornella Proença Moraes, o Presidente da Câmara de Vereadores de Poconé, Itamar Lourenço da Silva, o Comandante do 1º Pelotão de Bombeiros de Poconé, Tenente Frank Marcelino da Costa, o Comandante do 6º Companhia Independente da Polícia Militar, Tenente-Coronel José Corrêa da Costa Júnior.
Sustentabilidade como protagonista da educação integral
O Complexo Educacional Sesc Pantanal – Ministro Gilmar Mendes faz parte da Rede Sesc de Educação, que conta com mais de 200 escolas em todo o país. A educação ambiental e a sustentabilidade são pilares estratégicos desde a criação da escola e estão presentes em todas as disciplinas, dentro e fora da sala de aula, assim como na arquitetura moderna da nova estrutura. Ao longo de 21 anos, mais de 8 mil estudantes já foram formados.
A educação integral dos alunos passa pela sensibilização socioambiental, presente em diversas iniciativas na escola. O uso consciente dos materiais nas aulas, contato com a natureza em áreas naturais do Sesc Pantanal, assim como a produção de materiais didáticos e jogos educativos com elementos na natureza, são alguns exemplos práticos.
Atualmente, mais da metade (55%) dos estudantes é beneficiado pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que dá acesso gratuito a todos esses diferenciais da escola. Criado em 2009, o PCG oferece educação gratuita aos alunos com renda bruta familiar de até três salários-mínimos nacionais.
Mãe de três alunos, – dois já formados e um ainda estudante do Complexo Educacional, Fabijane Furtado de Souza contou com o benefício do PCG do Sesc. Segundo ela, o programa foi essencial para que os filhos tivessem acesso à educação de qualidade. “O ensino do Sesc é diferenciado, há vários tipos de atividades que colaboram com o aprendizado e ainda oferecem uma alimentação saudável, com apoio de nutricionista, o que estimula as crianças a comerem alimentos mais naturais. O João Vitor é cadeirante e o Sesc o abraçou desde o primeiro momento, ensinando os coleguinhas a não tratarem ele com indiferença. Ele sempre participou de todas as atividades”, destaca.
O Sesc Pantanal
O Complexo Educacional é uma das unidades do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, iniciativa do Sistema CNC-Sesc-Senac. Criado há 26 anos, o Polo atua com a conservação da biodiversidade, a pesquisa científica, o desenvolvimento comunitário, a educação ambiental e o turismo de natureza nos biomas Pantanal e Cerrado.
Em Poconé, principal destino turístico do Pantanal mato-grossense, estão – além do Complexo Educacional – o Hotel Sesc Porto Cercado, o Parque Sesc Baía das Pedras e o Sesc Poconé. Em Barão de Melgaço, também no Pantanal, fica a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do país, a RPPN Sesc Pantanal, com 108 mil hectares. No Cerrado, fica o Parque Sesc Serra Azul e, em Várzea Grande, o Ponto de Encontro, completando as unidades que atuam conectadas.