27 C
Cuiabá
segunda-feira, novembro 18, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioDESTAQUESZoóloga chora ao ver retomada de incêndio no Parque Estadual Encontro das...

Zoóloga chora ao ver retomada de incêndio no Parque Estadual Encontro das Águas em MT; ‘é muito triste’

[ad_1]

Um incêndio voltou a atingir o Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal, entre Poconé e Barão de Melgaço, nessa segunda-feira (6). A zoóloga americana Abigail Martins, fundadora do projeto Jaguar Identification, que estuda o comportamento das onças-pintadas na região de Porto Jofre, lamentou o ocorrido. (assista Abaixo).

VIDEO:

O incêndio durou mais de 20 dias e queimou 23,6% da área do parque, que equivale a 25.488 hectares de vegetação. Ele foi extinto no dia 31 de outubro, mas voltou a queimar nessa segunda, de acordo com os bombeiros.

Em vídeo, Abigail se emociona ao ver o local pegando fogo e diz que a situação está difícil pois, segundo ela, não há pessoas o suficientes no local para ajudar no combate.

“É muito triste gente, é muito fogo. Não tem previsão de chuva e o rio três irmãos tá todo queimado. É isso, o Pantanal tá queimando”, disse.

Segundo o governo de Mato Grosso, a localidade é conhecida por deter a maior concentração de onças-pintadas do mundo.

Incêndio voltou a atingir o Parque Estadual Encontro das Águas
Incêndio voltou a atingir o Parque Estadual Encontro das Águas

De acordo com os bombeiros, duas equipes e duas embarcações devem permanecer na região do Corixo Negro, realizando prevenções pela localidade.

Além disso, a Sala de Situação Central e o Batalhão de Emergências Ambientais de Cuiabá continua com o monitoramento remoto do incêndio com satélites para orientar as equipes em campo.

O projeto

 

Onça-pintada flagrada em Porto Jofre — Foto: Henrique Olsen/Cedida
Onça-pintada flagrada em Porto Jofre — Foto: Henrique Olsen/Cedida

O Jaguar ID Projec é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2015 pela zoóloga americana Abigail Martins. O projeto utiliza ciência cidadã e armadilhas fotográficas remotas para estudar a ecologia e o comportamento de uma grande população de onças encontradas na região de Porto Jofre.

Segundo eles, na última década, a organização documentou quase 300 onças diferentes, com mais de 5 mil horas de observações de onças selvagens. O projeto impulsiona o maior banco de dados sobre a demografia de onças-pintadas na natureza.

Animais atingidos

 

"Morreu ao lado dos ovos", sucuri e jacaré são vítimas do incêndio que já dura 20 dias no
“Morreu ao lado dos ovos”, sucuri e jacaré são vítimas do incêndio que já dura 20 dias no

O incêndio também gerou consequências desastrosas para fauna da região. Uma sucuri foi encontrada morta junto com seus ovos em meio as brasas de um incêndio no Pantanal mato-grossense. No vídeo, é possível ver a sucuri queimada pelas chamas e ao seu lado, cerca de 5 ovos.

Além da sucuri, imagens também mostram um jacaré que morreu queimado pelas chamas.

Uma onça-pintada também foi flagrada acuada em uma área de mata para tentar fugir do incêndio. O vídeo gravado pelo fotógrafo, Erisvaldo Guilhermino de Almeida, mostra a onça ofegante, em um ‘abrigo’ embaixo de uma árvore, às margens do Rio 3 Irmãos.

Onça se esconde de fogo no pantanal
Onça se esconde de fogo no pantanal

O parque

 

O Parque Estadual ‘Encontro das Águas’ está localizado no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri, na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios a 104 e 121 km de Cuiabá. A reserva tem 108 mil hectares e se pode ver a exuberância do Pantanal bem de perto.

Os visitantes observam o animal de longe durante passeios de barco em rios do Pantanal.

O melhor período para observar a onça é entre julho e final de setembro, período da seca. Nesses meses as onças ficam mais próximas das margens dos rios em busca de água e caça, então, é mais fácil de deparar com o animal.

[ad_2]

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img