[ad_1]
O tema proposto foi ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’. Primeiros participantes a deixarem os locais de prova comentam sobre.
Candidatos que participaram do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (5), em Cuiabá, falaram sobre o tema escolhido para a redação, que foi ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’.
A estudante Brenda Tabilha Grabrielly Félix, de 16 anos, participou pela segunda vez como treineira. Segundo ela, essa é uma técnica que ajuda a ter noção de como o exame funciona e também no controle de tempo.
A adolescente está no 2° ano do ensino médio e contou que sonha em cursar medicina.
“Eu gostei do tema, mas não esperava. As questões estavam medianas, não estavam tão difíceis. Esse ano eu estava menos ansiosa que o ano passado. É muito importante que façamos antes a prova para que a gente saiba controlar o nervosismo”, disse a jovem.
Já a candidata Giovana Júlia Pinto Barbosa, de 17 anos, fez a prova pela primeira vez e disse que sonha em cursar fisioterapia. Ela contou que, mesmo tendo estudado bastante durante o ano, achou as questões de linguagens complexas.
“A redação falava sobre mulheres e como eu sou mulher gostei de poder ter me incluído nisso”, relatou.
Assim também foi para o estudante Caio Guilherme Ferreira da Silva, de 17 anos, que está fazendo o Enem pela primeira vez como treineiro. Para ele, o tema da redação foi desafiador.
“Acho que é um tema muito importante, até nos tempos de hoje. Foi desafiador, mas achei muito importante”, disse.
O estudante ainda disse que “vai ter que estudar mais para estar preparado para o domingo que vem”.
Na avaliação de professores, o tema é a “cara” do Enem por tratar de um problema social relevante e exigir uma boa proposta de intervenção.
Confira o tema da redação do Enem em outros anos
- Enem 2022 – “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
- Enem 2021 – “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
- Enem 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, na versão impressa; e “O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil”, na digital.
- Enem 2019 – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
- Enem 2018 – “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
- Enem 2017 – “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
- Enem 2016 – “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
- Enem 2015 – “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”
- Enem 2014 – “Publicidade infantil em questão no Brasil”
[ad_2]