[ad_1]
Mais de 63 mil candidatos devem comparecer aos locais de prova no estado.
Os portões para a realização do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (5), fecharam às 12h em Mato Grosso. As provas devem começar às 12h30.
Mais de 63 mil candidatos devem comparecer aos locais de prova, em Mato Grosso. No estado, os portões abriram às 11h.
O Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. O resultado da prova é utilizado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para a seleção de vagas no ensino superior público e também em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
Em um dos locais de prova, os estudantes se concentraram em frente a uma universidade particular de Cuiabá. Em meio à ansiedade e a pressa da ocasião, o local disponibilizou uma caixa de som para tocar músicas e ajudar a aliviar a tensão durante a espera de abertura dos portões.
O candidato Thiago Rocha Santana Couto, de 19 anos, aguardava a abertura dos portões no local de prova junto com a mãe, Jucineide Rocha Santana. Católicos, os dois contaram que foram à missa antes de seguirem para o local.
Thiago diz que está prestando pela segunda vez e que o objetivo é alcançar nota para poder cursar medicina. Já Jucineide afirmou que rezou muito durante todo o período de preparação do filho e que confia na fé.
No primeiro dia do exame, os candidatos testarão seus conhecimentos nas provas de linguagens. Serão 85 questões relacionadas à Linguagens, Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.
A prova escrita deve ser feita no gênero dissertativo-argumentativo. Os candidatos deverão tecer um raciocínio a respeito do tema que contenha introdução, desenvolvimento e conclusão, apresentando uma proposta de resolução para a questão levantada pelo tema.
Logo após o encerramento das provas o g1 fará a correção das questões ao vivo e com o gabarito extraoficial das 90 questões.
Como usar a nota do Enem?
As notas do Enem 2023 podem garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país. Confira como podem ser utilizada em cada situação.
Sisu: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão, ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.
Prouni: O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.
Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura. O crédito pode cobrir total ou parcialmente a mensalidade do curso. Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem.
Instituições privadas: Muitas instituições de ensino superior também oferecem desconto nas mensalidades usando a nota do Enem. Geralmente, o candidato não precisa prestar um vestibular próprio da universidade. O ideal é procurar a instituição para saber se oferecem bolsas e descontos conforme a nota no exame e quais são os requisitos.
Universidades internacionais: O Ministério da Educação possui acordo com algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá, que aceitam o Enem no seu processo seletivo. Em alguns casos, a instituição pode exigir que o interessado passe pelo processo seletivo local. É preciso pesquisar diretamente no site das universidades.
[ad_2]