[ad_1]
Motoristas que desrespeitarem a faixa estão sujeitos a multa e 7 pontos na carteira de habilitação.
O prazo educativo para a circulação nas faixas exclusivas de ônibus termina nesta quinta-feira (19), em Cuiabá, e deve iniciar a aplicação de multas caso a norma seja descumprida. A multa para quem trafegar sobre a faixa exclusiva nos horários de pico é de R$293, 47 além de 7 pontos na carteira de habilitação (CNH).
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o período educativo foi de 15 dias e só não estava valendo para os motoristas que estacionavam sobre a faixa exclusiva. A mudança foi no horário de funcionamento das faixas exclusivas de ônibus em Cuiabá, que passou a ser em horários de pico.
🚗Confira os horários de exclusividade das faixas para os ônibus:
- Segunda a sexta: entre 6h e 8h da manhã e das 17h às 19h da noite.
- Sábado: das 6h às 8h da manhã.
- Domingo: a circulação é livre.
Atualmente, Cuiabá conta com faixas exclusivas em seis avenidas: Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente-coronel Duarte, Historiador Rubens de Mendonça e a General Valle.
Outras três avenidas da capital devem ter faixas exclusivas em breve.
Faixas exclusivas
Em agosto, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) começou um estudo para aumentar o número de faixas exclusivas para o transporte coletivo em Cuiabá. A mudança pretende dar mais fluidez ao trânsito e a linha de ônibus atende 205 mil pessoas diariamente com 369 veículos que circulam pela capital.
Atualmente, as faixas exclusivas para os coletivos estão nas Avenidas Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte, conhecida como Prainha, e a Historiado Rubens de Mendonça, chamada de Avenida do CPA.
Outra mudança prevista é a padronização dos horários de funcionamento das faixas para os ônibus, que passam a ser exclusivas ao transporte coletivo somente na hora de pico, entre 6h e 8h da manhã e, no final da tarde, entre 17h e 19h. Aos sábados, passa a ser das 6h às 8h.
No fim do mesmo mês, a Semob implantou a nova faixa exclusiva na Avenida General Valle. O período educativo teve a duração 15 dias, mas apenas para a os veículos que circularem pela faixa. De acordo com a Secretaria, esse período não se aplica aos carros que estacionarem no local, que estarão sujeitos a multas.
[ad_2]