26 C
Cuiabá
sexta-feira, novembro 15, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioDESTAQUESVÍDEO: incêndio atinge parque no Pantanal de MT onde há maior concentração...

VÍDEO: incêndio atinge parque no Pantanal de MT onde há maior concentração de onças-pintadas no mundo | Mato Grosso

[ad_1]

Um incêndio atingiu o Parque Estadual Encontro das Águas, que fica localizado entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, a 250 km de Cuiabá, nesta terça-feira (17).

Segundo o governo de Mato Grosso, a localidade é conhecida por deter a maior concentração de onças-pintadas do mundo. Imagens feitas por populares mostram o local em chamas e com muita fumaça.

VIDEO:

Segundo a equipe do Corpo de Bombeiros, a área é de difícil acesso por isso o combate foi feito com o uso de aeronaves. De acordo com os bombeiros, outras cinco equipes, que estão no parque, e a Sala de Situação Central, em Cuiabá, analisam possíveis estratégias para ampliar o combate em solo.

Além disso, os militares também informaram que a causa do incêndio ainda está sendo investigada. Até o momento, não foi divulgado quanto da área foi queimada.

Os bombeiros relataram que, desde o início do mês, estão atuando no combate de incêndios e monitorando o Pantanal via satélite.

Bombeiros combatem incêndios no Pantanal de MT — Foto: Corpo de Bombeiros
Bombeiros combatem incêndios no Pantanal de MT — Foto: Corpo de Bombeiros

Ao todo, 40 bombeiros, brigadistas e militares do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) trabalham para controlar o fogo que avança pelo Pantanal. A ação de combate ainda conta com três aviões, um helicóptero, dois caminhões auto tanque, dois caminhões pipa, um caminhão auto bomba tanque florestal e dez caminhonetes.

O parque

 

O Parque Estadual ‘Encontro das Águas’ está localizado no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri, na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios a 104 e 121 km de Cuiabá. A reserva tem 108 mil hectares e se pode ver a exuberância do Pantanal bem de perto.

Os visitantes observam o animal de longe durante passeios de barco em rios do Pantanal.

O melhor período para observar a onça é entre julho e final de setembro, período da seca. Nesses meses as onças ficam mais próximas das margens dos rios em busca de água e caça, então, é mais fácil de deparar com o animal

[ad_2]

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img